Início / Notícias / Câmara Cidadã realiza 5,3 mil atendimentos no primeiro dia de ação no Sambódromo de Manaus

Projeto idealizado pelo presidente da CMM, vereador Caio André, segue ofertando mais de 170 serviços gratuitos à população nesta sexta-feira (12/04)

A 4ª edição da “Câmara Cidadã”, projeto da Câmara Municipal de Manaus (CMM), idealizado pelo presidente da Casa, vereador Caio André (União Brasil), realizou 5.350 atendimentos nesta quinta-feira (11/04), no primeiro dia de ação no Centro de Convenções de Manaus, Sambódromo, zona centro-oeste da capital.

Projeto foi idealizado pelo presidente da CMM, vereador Caio André

O número é mais um recorde desta edição, que conta com mais de 50 parceiros que ofereceram mais de 170 serviços gratuitos à população, nas áreas de cidadania, saúde, assistência social e jurídica, embelezamento, empreendedorismo, encaminhamentos ao mercado de trabalho, entre outros.

Com os atendimentos deste primeiro dia, a Câmara Cidadã supera a marca de 32 mil pessoas atendidas, somadas as três edições anteriores, realizadas nas zonas leste, sul e norte, em 2023. Os atendimentos continuam nesta sexta-feira (12/04), quando também será realizada a Tribuna Popular, para dar voz aos comunitários da zona centro-oeste, e possibilitar os encaminhamentos das demandas dos cidadãos.

“Nosso objetivo sempre foi esse, atender o maior número de pessoas possíveis nesses mais de 160 serviços que a gente está oferecendo. E a gente aguarda amanhã para bater esse novo recorde de atendimento em mais uma edição da Câmara Cidadania”, disse o diretor de Projetos Especiais da CMM, André Galvão.

O comerciante Alcides Zique foi uma das pessoas atendidas no primeiro dia da Câmara Cidadã.

“Eu vim aqui hoje na Águas de Manaus fazer a transferência de conta do meu irmão para o meu nome. E em relação ao serviço prestado para o cidadão, é bom demais, principalmente para quem tem dificuldade de se locomover para os pontos de atendimento dessas empresas”, observou o comerciante.

“Eu acho muito proveitoso, acho que deveria ter mais e mais, não só nesse local como em vários outros locais adjacentes, que pudesse atender mais e mais a população”, acrescentou Alcides.

Serviços desta edição – O projeto tem, pela primeira vez, a parceria entre a Câmara Municipal de Manaus e Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Entre os serviços viabilizados estão atendimentos médicos com clínico geral; além de agendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os documentos necessários para o agendamento são número do RG, CPF, dados da residência e telefone para contato.

Além destes, também estão entre os principais serviços cadastro no Sine Manaus, encaminhamento para oportunidades de emprego, emissão de Passa Fácil, emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), emissão da carteira intermunicipal – Passe Legal, serviços de habilitação e de veículos, e emissão de credencial de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência.

Ainda na área da saúde, são ofertados serviços como atendimento psicológico e fisioterapêutico, assistência social e clínica, atendimento fonoaudiológico infantil, aferição de pressão, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C, massagem relaxante, ventosaterapia, teste de glicemia, corte de cabelo, avaliação de bioimpedância, exame de vista, aulas de pilates e zumba.

Também são oferecidos atendimentos jurídicos, renegociação de débitos com concessionárias de água e luz, parcelamento de tributos municipais, entre outros serviços, todos gratuitos.

Parceiros – Órgãos do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, empresas, associações, universidades, concessionárias e institutos ofertaram mais de 170 serviços nesta edição da Câmara Cidadã. Uma das novidades deste ano é a junção de esforços com a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Receita Federal, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Fotos: Emerson França e Mauro Pereira – Dicom/CMM