Após participar de manifestação junto aos moradores e produtores do Ramal do Areal, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) cobrou o asfaltamento do local na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (26 de Maio). O asfalto foi prometido pelo ex-governador Wilson Lima ainda em 2023, mas, até hoje, a promessa não foi cumprida.

Em 2023, o ex-governador Wilson Lima lançou uma obra no valor de quase R$ 15 milhões para o asfaltamento do Ramal do Areal. Porém, três anos após o lançamento, nada foi feito, e os moradores continuam enfrentando dificuldades de locomoção devido à falta de infraestrutura. Alunos que moram no ramal estão há mais de um mês sem aula por conta da dificuldade no acesso do transporte escolar.

Guedes levou o assunto à Câmara Municipal de Manaus(CMM) e expôs as dificuldades enfrentadas pelos moradores, que dependem do trecho para acessar serviços de saúde e educação, além de cobrar investimentos para o asfaltamento do local.

“Alunos estão sem aula, os produtores não conseguem escoar sua produção e até um ônibus escolar já tombou porque o ramal está intrafegável. Enquanto isso, os deputados estaduais não fazem nada! Cadê o dinheiro destinado ao asfaltamento desse ramal? Vou cobrar até que essa situação seja resolvida, porque essa comunidade não aguenta mais promessas”, declarou.

Guedes afirmou que vai cobrar respostas do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de Imprensa do Parlamentar 

O vereador Rodrigo Sá (Progressistas), realizou nesta segunda-feira (25 de Maio), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o 1º Fórum Jovem de Mobilidade Urbana de Manaus. A iniciativa aconteceu no Auditório Zany dos Reis e reuniu cerca de 180 pessoas entre alunos da Escola Estadual Governador Melo e Póvoas em um momento de conscientização sobre segurança e responsabilidade no trânsito.

O fórum fez alusão ao Maio Amarelo 2026, um movimento internacional voltado à redução de acidentes de trânsito. A programação contou com palestras educativas, debates com os estudantes e exposição de viaturas e veículos de órgãos de fiscalização e segurança no estacionamento da CMM.

A ação ganha ainda mais relevância diante dos números de sinistros registrados em Manaus. Segundo dados da Prefeitura, somente entre janeiro e abril de 2025, o Samu realizou mais de 5 mil atendimentos relacionados a acidentes de trânsito na capital, sendo grande parte envolvendo motocicletas. Além disso, o IMMU apontou que Manaus registrou mais de 11 mil acidentes e 309 mortes no trânsito em 2024.

Para vereador Rodrigo Sá, conscientizar os jovens é fundamental para mudar essa realidade e construir um trânsito mais seguro e humano.

“Muito se fala em conscientizar os atuais condutores e da dificuldade que a gente tem nesse sentido, porque as pessoas criam vícios na condução e são resistentes a mudanças de comportamento. Então, a gente precisa também trilhar um caminho de preparação das próximas gerações. Esse é o objetivo desse fórum, levar educação e mostrar a importância de um trânsito mais seguro para redução de acidentes e mortes fatais.”

Entre os palestrantes estiveram representantes do DETRAN-AM, IMMU, Polícia Militar do Amazonas e Polícia Rodoviária Federal, que abordaram temas como educação para o trânsito, ações preventivas e os impactos da imprudência no trânsito entre os jovens.

A realização do evento reforça uma das principais bandeiras defendidas pelo vereador, que é a mobilidade urbana. Ao longo do mandato, Rodrigo Sá tem atuado em pautas ligadas à segurança viária, melhoria do trânsito, acessibilidade e qualidade da mobilidade em Manaus.

Texto: Vandreza Costa (Assessoria de Imprensa do parlamentar)

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou, nesta segunda-feira (25 de maio), o Projeto de Lei nº 069/2026, de autoria do vereador Paulo Tyrone (Democrata), que institui o Programa Municipal de Incentivo ao Turismo Sustentável de Base Comunitária no município. A proposta visa fomentar atividades turísticas que valorizem a cultura local e promovam o desenvolvimento econômico das comunidades.

De acordo com o texto, o turismo de base comunitária será desenvolvido de forma participativa, sustentável e com protagonismo das próprias comunidades locais, incluindo áreas urbanas, ribeirinhas e tradicionais. A iniciativa também busca ampliar as oportunidades econômicas em regiões ainda pouco inseridas nos roteiros turísticos convencionais da capital amazonense.

Entre os principais objetivos da proposta estão o incentivo à criação e formalização de empreendimentos turísticos comunitários, a valorização da gastronomia, do artesanato e das tradições culturais, além da geração de emprego e renda de forma sustentável. O projeto também prevê medidas para descentralizar o turismo em Manaus e estimular o consumo de produtos e serviços da economia local.

Paulo Tyrone destaca que o projeto representa uma alternativa para fortalecer o desenvolvimento econômico aliado à preservação da identidade amazônica.

“Manaus possui um enorme potencial cultural, ambiental e turístico, mas muitas comunidades ainda não conseguem acessar as oportunidades geradas por esse setor. Nossa proposta busca transformar essas populações em protagonistas, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável sem abrir mão da preservação ambiental e da valorização da nossa cultura”, disse o vereador.

“Selo Turismo Sustentável”

Outro ponto previsto no PL é a criação do selo “Turismo Sustentável Manaus”, que poderá ser concedido a empreendimentos, associações e cooperativas que cumpram critérios de sustentabilidade ambiental, inclusão comunitária e valorização cultural. Além disso, o Poder Executivo poderá conceder apoio técnico, institucional e incentivos administrativos às iniciativas participantes do programa.

Após a deliberação em plenário, o Projeto de Lei segue para análise das comissões.

Texto: Eduardo Figueiredo (assessoria de imprensa do parlamentar)

O vereador Saimon Bessa (União Brasil) se pronunciou durante a sessão desta terça-feira (26 de maio), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para agradecer à Prefeitura de Manaus pela recuperação asfáltica de parte do Ramal Frederico Veiga. O parlamentar destacou a importância da obra para os moradores da comunidade e reforçou a necessidade de avanços na mobilidade urbana da região.

Durante o discurso, Saimon Bessa afirmou que já esteve no local ouvindo as demandas da população, principalmente em relação ao transporte coletivo. Segundo o vereador, algumas linhas de ônibus circulam apenas até determinado trecho do ramal, sem entrar efetivamente na comunidade, situação que ocorria em razão da precariedade da infraestrutura da via.

Comunidade pede acesso ao transporte coletivo

Com a recuperação do trecho, o parlamentar cobrou providências do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana para garantir a circulação dos coletivos dentro da comunidade e ampliar o acesso da população ao transporte público.

“Lá vivem famílias que precisam ter acesso aos coletivos que ainda não entram na comunidade. São idosos, trabalhadores e produtores rurais que também precisam desse benefício. Estarei acompanhando essa demanda até que o pedido seja totalmente solucionado”, afirmou o vereador.

Saimon Bessa finalizou o pronunciamento destacando que continuará acompanhando as demandas das comunidades rurais e periféricas de Manaus, defendendo investimentos em infraestrutura e mobilidade para garantir mais dignidade, acesso e qualidade de vida à população.

Texto: Saulo Fernando (Assessoria de Imprensa do Parlamentar)

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta segunda-feira (25 Maio), o Projeto de Lei nº 506/2026, que garante o reajuste salarial de 4,14% aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A proposta, encaminhada pelo Executivo Municipal, assegura a recomposição das perdas inflacionárias acumuladas entre abril de 2025 e março de 2026 e terá vigência a partir de 1º de junho.

A tramitação da matéria contou com a atuação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), presidida pelo vereador Gilmar Nascimento (Avante), que participou da análise das propostas encaminhadas pela Prefeitura de Manaus voltadas à valorização do funcionalismo público municipal.

De acordo com o parlamentar, o trabalho realizado pela Câmara teve como prioridade garantir que os reajustes fossem apreciados dentro do prazo necessário para que os servidores não fossem prejudicados.

“Analisamos aproximadamente 14 projetos encaminhados pelo Executivo, todos voltados à valorização dos servidores públicos municipais. São propostas que garantem a recomposição salarial prevista na Constituição e asseguram que os trabalhadores não sofram perdas diante da inflação”, destacou Gilmar.

Além do projeto destinado aos profissionais da educação, os vereadores apreciaram outras matérias relacionadas à recomposição salarial de diferentes categorias do serviço público municipal. As propostas contemplam servidores efetivos, celetistas, profissionais vinculados ao Regime de Direito Administrativo (RDA) e trabalhadores de outros segmentos da administração pública.

Segundo o presidente da CCJR, a análise das matérias exigiu um esforço concentrado das comissões da Casa para garantir celeridade ao processo legislativo e permitir que os reajustes sejam implementados já na folha de pagamento referente ao mês de junho.

“Nossa expectativa é concluir toda a tramitação e encaminhar os projetos para sanção a tempo de que os reajustes sejam incorporados à folha de pagamento do mês de junho, respeitando a data-base dos servidores. Não podíamos deixar essa matéria para depois. Estamos falando do salário de milhares de trabalhadores e de um direito garantido pela Constituição”, afirmou.

Gilmar também ressaltou que a revisão salarial segue o que determina o artigo 37, inciso 10 da Constituição Federal, que estabelece a necessidade de encaminhamento de projetos específicos pelo Poder Executivo para assegurar a recomposição remuneratória dos servidores públicos.

“A Constituição estabelece que a revisão remuneratória dos servidores deve ser encaminhada pelo Poder Executivo e apreciada pelo Legislativo. Nosso trabalho foi garantir que todo o processo ocorresse com transparência, segurança jurídica e dentro dos prazos necessários, para que os direitos dos servidores fossem preservados”, explicou.

Com a aprovação em plenário, os projetos seguem para sanção do Executivo Municipal. Para Gilmar Nascimento, a medida representa mais um avanço no reconhecimento do trabalho desempenhado pelos servidores públicos e reafirma o compromisso da Câmara Municipal com a valorização daqueles que contribuem para os serviços oferecidos à população de Manaus.

“Quando valorizamos o servidor, fortalecemos toda a estrutura da administração pública. É um reconhecimento justo para profissionais que desempenham papel fundamental no atendimento à população e na construção de uma cidade melhor para todos”, concluiu o vereador.

Texto: Ana Calmont (Assessoria de Imprensa do Parlamentar)

O vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) criticou a aprovação do reajuste salarial abaixo da inflação para os servidores municipais da educação em Manaus. O reajuste foi aprovado às pressas nessa segunda-feira (25 de Maio) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pela maioria dos vereadores.

Como tradição, os vereadores de Manaus aprovaram em votações corridas os reajustes dos servidores municipais da capital, porém, o que mais chamou atenção foi o reajuste de 4,14%, correspondente à recomposição inflacionária baseada no IPCA para os profissionais da Educação.

Sem nenhum debate com a categoria, os vereadores aprovaram o regime de urgência para que o Projeto de Lei enviado pela Prefeitura de Manaus pudesse tramitar na Casa Legislativa e ser aprovado no mesmo dia.

Além disso, na sessão ordinária da manhã, o vereador Jander Lobato impediu a entrada dos professores na Câmara Municipal para acompanharem as votações da ordem do dia na galeria. Guedes precisou intervir para garantir o direito dos professores.

A proposta da categoria era que fosse concedido reajuste de 12%, porém, os vereadores aprovaram apenas 4,14%.

“Aprovaram o reajuste dos professores abaixo da inflação novamente e, mais uma vez, sem ganho real. Isso é uma vergonha, uma verdadeira migalha. Esse reajuste vai na contramão da valorização que os professores merecem. Trabalham em carga horária dobrada, às vezes em péssimas condições, e no final não têm sequer sua reposição inflacionária garantida. Inaceitável”, criticou.

Texto: Beatriz Araújo (Assessoria de Comunicação do Parlamentar)

O vereador Raiff Matos (PL) cobrou, nesta terça-feira (26 de Maio), durante pronunciamento no Grande Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), mais rapidez da Prefeitura de Manaus para resolver problemas de infraestrutura nos bairros da capital. O parlamentar afirmou que a cidade está tomada por problemas estruturais relacionados a buracos, drenagem, erosões e áreas de risco agravadas pelo período chuvoso.

Segundo ele, somente o seu gabinete já contabiliza cerca de 700 requerimentos neste ano, sendo a maioria relacionada à infraestrutura e ainda sem resposta efetiva do poder público.

Entre os 700 requerimentos está o endereçado para sanar problema grave detectado durante fiscalização na rua Dinamarca, conjunto Parque das Nações, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. No local, moradores denunciaram uma erosão provocada pela força da água da chuva, que já comprometeu imóveis e vem dificultando o tráfego de veículos na área.

“Infraestrutura não é favor. Infraestrutura é respeito com a população. Quando a gente vai para os bairros, para as comunidades, o que vemos é muito diferente do discurso oficial. As pessoas estão sofrendo e querem solução”, declarou Raiff na tribuna da CMM.

Raiff destacou que o problema da rua Dinamarca não é isolado. Segundo ele, situações parecidas têm sido registradas em diversas comunidades da capital. O vereador afirmou que os pedidos enviados pelo gabinete continuam crescendo em ritmo maior do que a capacidade de resposta da Prefeitura.

“Hoje, a produtividade dos vereadores em fiscalizar os bairros e apresentar requerimentos está muito maior do que a solução desses problemas. A população cobra da gente porque está cansada de conviver com esgoto estourado, erosão, rua destruída e ponte caindo”, disse.

O parlamentar também questionou o motivo da demora na execução das obras e cobrou mais planejamento da administração pública.

“Se o problema é falta de máquinas, servidores ou planejamento, isso precisa ser esclarecido. O que não dá é para a população continuar esperando enquanto os problemas aumentam a cada chuva”, reforçou.

Área de risco no Parque das Nações

Durante a vistoria no Parque das Nações, o vereador mostrou preocupação com o risco enfrentado pelos moradores da rua Dinamarca. Segundo ele, o problema exige intervenção urgente de engenharia e drenagem por parte da Prefeitura.

“Isso aqui precisa ser canalizado. Quando a chuva aperta, esse buraco aumenta e pode até engolir uma criança. Já destruiu imóvel e os moradores vivem inseguros. A Prefeitura precisa agir antes que aconteça uma tragédia”, afirmou.

Moradores relataram ao vereador que caminhões e veículos pesados evitam trafegar pela rua por medo de desabamento. Em alguns trechos, motoristas precisam manobrar ou retornar diante das condições precárias da via.

Raiff afirmou que seguirá visitando comunidades e acompanhando denúncias encaminhadas ao gabinete. “A população pode continuar nos acionando. Nós vamos continuar nas ruas cobrando soluções e dando voz para quem está sendo esquecido”, concluiu.

Texto: Fred Novaes (Assessoria de Imprensa do Parlamentar)

Em alusão à campanha Maio Amarelo, a Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony e em parceria com o vereador Rodrigo Sá (Progressistas), realizou nesta segunda-feira (25 de maio), o primeiro “Fórum Juvenil de Mobilidade Urbana – Maio 2026”.

O evento reuniu estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Governador Melo Povoas, especialistas e representantes de órgãos de trânsito e segurança pública para debater conscientização, responsabilidade e preservação da vida no trânsito.

No hall da CMM, os estudantes puderam conhecer de perto viaturas e equipamentos da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da patrulha Guardiã Maria da Penha, em uma exposição voltada à aproximação dos jovens com as ações de segurança e fiscalização.

Segundo dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o número de mortes no trânsito de Manaus aumentou 34% entre janeiro e abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2025. Ao todo, foram registrados 67 óbitos em 2026, contra 50 no ano passado.

Os motociclistas aparecem entre as principais vítimas. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, 34 morreram em acidentes de trânsito na capital amazonense. Pedestres também seguem entre os mais atingidos, com 18 mortes registradas no período.

A diretora da Escola do Legislativo, Elis Regina Picanço, destacou a importância da conscientização coletiva no trânsito.

“Esse fórum é uma oportunidade para que a população e os convidados aprendam que tanto o pedestre quanto o motorista, motociclista e ciclista têm uma responsabilidade muito grande com a vida quando participam do trânsito. Essa campanha traz uma reflexão sobre o quanto somos responsáveis pela nossa vida e pela vida do próximo”, afirmou.

Autor da propositura, o vereador Rodrigo Sá (Progressistas) ressaltou que discutir mobilidade urbana com os jovens é investir na formação de futuros condutores mais conscientes.

“Precisamos cada vez mais conscientizar sobre a importância da atenção no trânsito para reduzir acidentes e vítimas fatais. Esse fórum jovem de mobilidade urbana tem justamente o objetivo de preparar as próximas gerações para um trânsito mais seguro”, disse o parlamentar.

Durante os debates, especialistas reforçaram que a construção de um trânsito mais seguro depende da responsabilidade compartilhada entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

“A tecnologia trouxe muitos benefícios, mas também um grande malefício: a falta de atenção no trânsito. As pessoas estão mais preocupadas em olhar para o celular e acabam esquecendo do mais importante, que é a via. Nosso apelo aos condutores e passageiros é para que estejam atentos, a fim de preservar vidas”, destacou o vice-presidente do IMMU, Leda Junior.

Para os estudantes, o momento foi de aprendizado e reflexão. O aluno Carlos Henrique Saraiva, de 16 anos, destacou a importância do tema para os jovens.“Nós fazemos parte do trânsito diariamente, seja como pedestres ou passageiros. É importante aprender desde cedo sobre segurança e comportamento no trânsito”, comentou.A estudante Dominique Vitória Corrêa, de 15 anos, também destacou a importância da conscientização.

“É importante porque cuida de vidas. Tanto o pedestre quanto o motorista precisam ter atenção e respeito no trânsito”, afirmou.

Texto: Lidiane Castro/Dicom

Durante pronunciamento realizado nesta segunda-feira (25 de Maio), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Luis Mitoso (MDB) destacou a importância da realização do concurso público da Guarda Municipal de Manaus, ocorrido neste domingo, classificando o momento como um avanço importante para o fortalecimento da segurança pública da capital amazonense.

Em sua fala, o parlamentar celebrou a oportunidade dada a milhares de candidatos que sonham em integrar a corporação. “A Guarda Municipal hoje está tão valorizada, tão bem preparada, tem um destaque não só local, mas também nacional, que é só medir o número de pessoas que se inscreveram para o concurso: mais de 40 mil inscritos, com menos de 20% de abstenção”, destacou o vereador.

Mitoso também reconheceu o esforço da Prefeitura de Manaus em investir na segurança pública municipal, destacando as ações voltadas à modernização da Guarda e à ampliação do efetivo por meio do concurso público.

“A Prefeitura de Manaus está de parabéns pelo fortalecimento da Guarda Municipal, representando mais segurança para nossa cidade e mais proteção para o nosso povo”, afirmou o vereador, que é autor da Emenda à LOMAN nº 103, de 04 de agosto de 2021, que permitiu o treinamento e o armamento da GMM, medida que contribuiu para ampliar a atuação da instituição no apoio à proteção da população manauara.

É também de autoria do vereador Mitoso o Projeto de Lei (PL) nº 001/2024, que tramita na Câmara Municipal e permite a criação do Canil da Guarda Municipal de Manaus. O texto sugere a alteração da Lei Complementar nº 16/2021 (Estatuto da Guarda), visando ao emprego de cães farejadores e de patrulhamento no apoio a operações de segurança pública na capital amazonense.

Texto: Marcello de Paulo (Assessoria de Imprensa do Parlamentar)

Manaus deve ampliar, em breve, as ações de proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu sinal verde, nesta segunda-feira (26 de Maio), para o avanço da proposta do vereador Raiff Matos (PL) que institui a Campanha Municipal de Combate à Adultização Infantil no Ambiente Digital.”Hoje demos mais um passo importante na proteção das nossas crianças. Esse projeto ajuda a fortalecer os valores dentro de casa, orientar pais e responsáveis e construir um ambiente digital mais seguro para nossas crianças”, afirmou o vereador.

O Brasil tem mais de 38 milhões de crianças e adolescentes conectados à internet, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil. Essa realidade faz crescer a preocupação com a sexualização precoce, a exposição a conteúdos violentos e a manipulação emocional de menores pelas plataformas digitais, realidade que motivou a proposta.

“Essa luta não é sobre política. É sobre responsabilidade com o futuro das nossas crianças e respeito às famílias de Manaus”, acrescentou Raiff Matos. O texto define como adultização infantil a prática de atribuir aparência, linguagem, comportamento ou estímulos de conotação sexual a crianças e adolescentes.

Para combatê-la, o projeto prevê campanhas trimestrais de conscientização, palestras em escolas e centros comunitários, materiais educativos, incentivo ao acompanhamento parental e fortalecimento dos canais de denúncia. A proposta também abre caminho para parcerias com entidades especializadas em proteção à infância.

Tramitação

O Projeto de Lei nº 521/2025 teve o parecer favorável da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento aprovado na CMM, nesta segunda-feira, e agora foi encaminhado para deliberação na 20ª Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso — presidida pelo próprio vereador Raiff Matos.

Texto: Fred Novaes (Assessoria de Imprensa do Parlamentar)
Skip to content