Início / Notícias / Dr. Daniel representa CMM em homenagem ao Cardeal Dom Leonardo Steiner na Aleam

Dr. Daniel representa CMM em homenagem ao Cardeal Dom Leonardo Steiner na Aleam

O Arcebispo de Manaus Cardeal Dom Leonardo Steiner, recebeu o Título de Cidadão do Amazonas

O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Podemos) representou a Câmara Municipal de Manaus (CMM) na solenidade de homenagem ao Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner, com o Título de Cidadão do Amazonas. A sessão solene ocorreu nesta terça-feira (28/11), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), bairro Flores, zona Centro Sul da capital amazonense.

O atual presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da CMM, destaca que a homenagem é louvável e merecida.

“Como vereador e cristão católico, me sinto honrado e grato a Deus em poder representar a CMM nesta sessão solene que faz uma justa homenagem ao nosso Cardeal da Amazônia, que desde que chegou na Arquidiocese, vem fazendo um pastoreio com sabedoria, firmeza e sensibilidade”, apontou Dr. Daniel.

Para o Cardeal Dom Leonardo Steiner, a homenagem é um convite para participar mais intensamente da vida do Estado.

“Esta honraria é um convite para participar mais intensamente da vida do Amazonas, um compromisso com a questão social, o meio ambiente, as culturas existentes, o que nos pede o Papa Francisco. Mas também, o comprometimento com a nossa Igreja, como a da cidade de Manaus, que tem uma belíssima caminhada”, explicou o Cardeal.

Cardeal Dom Leonardo Steiner – Natural de Forquilhinha – SC, Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu no dia 6 de novembro de 1950, ingressando na Ordem dos Frades Menores em 1972, quando foi admitido no Noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ), sendo ordenado padre em 1978 na cidade natal. Entre os vários trabalhos durante a sua vida vocacional, pode-se destacar a área da educação.

O agora Cidadão do Amazonas, foi nomeado bispo em 2005 pelo saudoso Papa João Paulo II, recebendo a ordenação no mesmo ano em Blumenau (SC), adotando o lema episcopal: “Verbum Caro Factum”, que quer dizer “Verbo feito carne”. Em 2011, foi eleito secretário-geral da CNBB e, no mesmo ano, o Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).

Dom Leonardo foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Manaus pelo Papa Francisco no dia 27 de novembro de 2019. A missa de acolhida e posse como Arcebispo ocorreu em 31 de janeiro, na catedral metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição. Em 27 de agosto de 2022, foi criado cardeal pelo Papa Francisco, sendo o primeiro Cardeal da Amazônia.

Texto: Leonardo Dias – Assessoria de comunicação do vereador
Fotos: Renan Pinheiro/Christian Lavareda – Assessoria de comunicação do vereador