Início / Notícias / Elan Alencar reforça importância do Dia de Conscientização sobre fissura labiopalatina em Manaus

Elan Alencar reforça importância do Dia de Conscientização sobre fissura labiopalatina em Manaus

Vereador destaca necessidade de acolhimento, combate ao preconceito e tratamento multidisciplinar para pessoas com lábio leporino

Vereador Elan Alencar destaca na CMM o Dia de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina e reforça importância do tratamento e acolhimento – Foto: Vanessa Rocha/Assessoria

O vereador Elan Alencar (DC), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), utilizou a tribuna nesta terça-feira (24 de junho) para destacar a relevância do Dia de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina, também conhecida como lábio leporino. A data tem como objetivo promover ações educativas, informar a população e incentivar o acolhimento de pessoas que vivem com essa condição congênita.

Durante sua fala, o parlamentar defendeu a realização de campanhas informativas, atividades em escolas e unidades de saúde, além de eventos públicos que deem visibilidade ao tema e enfrentem o preconceito.

“Conscientizar é o primeiro passo para combater o preconceito e garantir políticas públicas efetivas. Meu objetivo é trazer à luz um tema de fundamental importância e combater qualquer tipo de discriminação, também como a importância do seu tratamento de forma multidisciplinar, com profissionais da saúde, como enfermeiro, fonoaudiólogo, psicólogo, geneticista, pediatra, otorrinolaringologista, cirurgião craniofacial, dentre outros”, afirmou Elan.

A fissura labiopalatina é uma malformação congênita que afeta os lábios e/ou o palato (céu da boca), e exige acompanhamento especializado desde os primeiros dias de vida. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada 650 crianças nascidas no Brasil apresenta essa condição.

O vereador também ressaltou que a Lei Federal nº 14.404/2022, em vigor desde 12 de julho de 2022, instituiu o Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina, celebrado anualmente em 24 de junho. A legislação reforça o compromisso com a inclusão, empatia e garantia de direitos.

“Acredito que juntos promoveremos maior empatia, informação e inclusão para as pessoas com fissura labiopalatina, reforçando nosso compromisso com uma sociedade mais justa e acolhedora”, finalizou Elan.

Texto: Vanessa Rocha (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram