Início / Notícias / Ivo Neto propõe ações preventivas para reverter cenário de suicídio infantil

Ivo Neto propõe ações preventivas para reverter cenário de suicídio infantil

Vereador afirma que número é alarmante e precisa ser revertido; que crianças e adolescentes devem ser prioridade

Em seu pronunciamento nessa terça-feira (05/03), o vereador Ivo Neto (PMB), explanou a temática do suicídio infantil no Brasil. Segundo o parlamentar, há um aumento no número de casos, o que requer urgência em medidas preventivas para reverter o índice.

O debate teve início com o vereador Joelson Silva (sem partido), que, segundo Ivo, o Joelson destacou o crescimento da taxa de suicídio entre jovens e fez um apelo ao Executivo Municipal, indicando que o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs) em construção no Parque Amazonino Mendes seja exclusivamente destinado ao atendimento de crianças e jovens em Manaus.

Ao ceder a palavra ao vereador Ivo Neto, este enfatizou a importância de palestras de conscientização para os pais, facilitação do acesso ao acompanhamento psicológico, atualmente de difícil acesso, segundo Neto, e o fortalecimento das campanhas de prevenção através dos meios de comunicação e secretarias.

Com base nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/NET) entre 2019 e 2023, foram registrados 1534 casos de violência autoprovocada (tentativa de suicídio) no Amazonas.

“Esse número é alarmante e precisa ser revertido. Nossas crianças e adolescentes devem ser prioridade”, destacou Ivo Neto.

Texto: Taísa Passos- Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM