A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou em segunda discussão, na manhã desta segunda-feira (30 de junho), o Projeto de Lei (PL) que institui o Programa de Prevenção e Orientação sobre o Câncer de Pele nas escolas municipais de Manaus. O PL, de autoria do vereador Mitoso (MDB), segue agora para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
“Manaus é uma das cidades com maior nível de raios ultravioleta. Em horários de verão, numa escala cujo nível máximo é 14, o índice mensurado dos raios ultravioleta na capital amazonense pode atingir, ao meio-dia, o nível 11, o que dá uma ideia do potencial de ofensividade e risco para a saúde de uma exposição prolongada ao sol na cidade. Por isso, precisamos educar nossas crianças e adolescentes a adotar comportamentos e estilos de vida que permitem a prevenção ao câncer de pele”, destacou Mitoso.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de pele é o câncer de maior incidência no Brasil. Em 10 anos (entre 2013 e 2022), o Sistema Único de Saúde (SUS) fez o diagnóstico de 278.748 casos de câncer de pele no País. A Lei, uma vez sancionada, permite que as escolas municipais tenham ampla liberdade para definir quais os instrumentos de educação em saúde serão utilizados, sejam eles palestras e/ou rodas de conversa; distribuição de materiais informativos; dinâmicas de grupo; conteúdos digitais e filmes; e outros instrumentos para educação em saúde.
Texto: Marcello de Paulo (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade