O vereador Marcelo Serafim (PSB) afirmou durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que a fila de espera de cirurgias eletivas no Amazonas pode ser ainda menor se o governo colocar a máquina da saúde pública para funcionar.
O parlamentar disse que os atendimentos podem ser mais dinâmicos, isto porque, na maioria dos casos, as cirurgias são simples e rápidas. “A gente tem, por exemplo, como a cirurgia mais aguardada pela população brasileira, que é a de catarata, que todos nós sabemos que é uma cirurgia rápida, de fácil execução. Um único médico consegue fazer seis, sete, oito, dez cirurgias em um mesmo dia, e que a gente, com o mínimo de organização, conseguiria resolver de forma rápida essa fila”, explicou.
O parlamentar defendeu a criação de uma força-tarefa para permitir a diminuição da fila de espera do SUS no Amazonas. “O sistema Único de Saúde do Brasil tem hoje mais de um milhão de pessoas na fila de espera para a realização das mais diversas cirurgias dentro desse sistema. Nós ainda temos no Estado do Amazonas 13.800 pessoas que necessitam de uma cirurgia, que muitas vezes é uma cirurgia relativamente simples”, destacou o vereador.
Marcelo Serafim ressalta ainda que Manaus pode atuar como ‘mão amiga’ do Estado possibilitando a diminuição da fila de espera para a realização de cirurgias eletivas. “Nós oferecemos em Manaus duas cirurgias muito aguardadas que são de hérnia, vasectomia, laqueadura de trompas, a vasectomia e a laqueadura de trompas, ou seja, Manaus pode ser uma ‘mão amiga’ do Estado para que essas cirurgias sejam zeradas”, sugeriu.
Fotos: Divulgação/Assessoria Texto: Assessoria de Comunicação
Acessibilidade