Início / Notícias / Peixoto comemora o Dia Mundial da Bicicleta e destaca a Lei de conscientização e proteção ao ciclista

O vereador Peixoto (Pros) destacou o aumento da prática esportiva que vêm ganhando cada vez mais adeptos em Manaus, em especial o ciclismo, ao lembrar que hoje 03 de Junho, comemora-se o Dia Mundial da Bicicleta.

Segundo o parlamentar que é atleta da modalidade, a ascensão do esporte, as campanhas e os eventos para comemorar o dia mundial da bicicleta estão ganhando notoriedade a nível nacional e estão sendo incentivados pelos cicloativistas, portais de conteúdo e alguns níveis dos órgãos públicos.

Lei

Na esteira dessa questão, o vereador Peixoto destaca a Lei nº 2.858, de 8 de março de 2022, de sua autoria, que instituiu no âmbito do Município de Manaus, a criação de Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição (APCCs) nas vias públicas da cidade.

Peixoto relembra também que a bicicleta, além de meio de transporte, também virou instrumento de trabalho na realização de entregas como delivery. “A verdade é que as pessoas passaram a usar mais a bicicleta em nossa sociedade”, frisou o Parlamentar.

Peixoto ainda ressaltou que “é um dever nosso termos a consciência de proteger o ciclista no trânsito. Afinal, a bicicleta é um veículo e é conduzido por um ser humano. Vai uma vida em cima dela”, ressaltou Peixoto.

“É preciso sensibilizar a sociedade, empreendedores e os gestores públicos sobre a prática do ciclismo como contribuição relevante à saúde pública e à sustentabilidade socioambiental. Além disso apoiar iniciativas da sociedade na área e os movimentos de cicloativismo”, frisou Peixoto

Peixoto destaca no Dia Mundial da Bicicleta ser esse veículo uma forma de locomoção de milhões de pessoas em todo o mundo. “Trata-se de um meio movido pela propulsão humana, altamente eficiente, ecologicamente sustentável e muito útil, que permite deslocamentos diários a custos muito baixos”.

O parlamentar também argumentou que nos últimos anos, “a bicicleta tem sido muito popularizada para as práticas esportivas e lazer, além de ser uma forma de manter a qualidade de vida e saúde”, disse Peixoto.

Mobilidade Ativa

O vereador Peixoto que é um entusiasta da mobilidade, ativa bem desde o início de seu mandato, capitaneado políticas públicas voltadas para essas práticas que melhoram a qualidade de vida, saúde e meio ambiente.

“A mobilidade ativa é o ato de caminhar, o próprio deslocamento de bicicleta ou outras formas em que a pessoa é protagonista do movimento e não se usa combustíveis fósseis. É, assim, um tipo de mobilidade sustentável”, explica Peixoto.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Hércules Andrade – Assessoria de Comunicação do vereador