Início / Notícias / Peixoto faz indicação à prefeitura de Manaus para homenagear Amazonino Mendes

Peixoto faz indicação à prefeitura de Manaus para homenagear Amazonino Mendes

Vereador propõe mudança na denominação do Parque Gigantes da Floresta para Parque Municipal Amazonino Mendes

Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), ocorrida nesta segunda-feira (13/01), a morte do líder político do Estado, Amazonino Mendes repercutiu entre os parlamentares. Entre eles, o vereador Peixoto (Pros) apresentou à Mesa Diretora a indicação que propõe ao Poder Executivo Municipal a denominação do Parque Gigantes da Floresta para Parque Municipal Amazonino Mendes.

Para o vereador, a mudança vem como forma de homenagear a figura deste ‘gigante da política amazonense’, falecido no último dia 12 de fevereiro de 2023, aos 83 anos de idade. “Amazonino foi um dos maiores nomes da política do estado do Amazonas e merece uma homenagem vinda desta Casa. Minha ideia é eternizar o seu nome e legado em uma grande obra atual, então faço a indicação ao prefeito David Almeida, para dar o nome desse grande amazonense ao Parque Gigantes da Floresta”, explica.

Amazonino Armando Mendes nasceu em Eirunepé, interior do Amazonas, em 16 de novembro de 1939. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fez longa carreira política dentro do estado, atuando quatro vezes como governador do Estado, uma vez como senador e três vezes como prefeito de Manaus.

“Ele foi responsável por inúmeras obras no município de Manaus, muitas fundamentais, como hospitais, escolas e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foi um defensor do Estado e da capital, mais do que merecido ter uma importante obra, como o Parque, que é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado”, complementa Peixoto.

Sobre o parque

O parque será o primeiro linear e temático da cidade e é um projeto arquitetônico da Prefeitura de Manaus. O local contará com esculturas de grande porte de animais da região amazônica, como onças, jacarés, pirarucu, aves e iguana.

Haverá espaços como faixa saudável, com pista de caminhada, faixa verde de arborização e ciclovia bidirecional, com espaço de paraciclos, academias ao ar livre, passarelas, espaço de alimentação, parquinhos infantis em piso emborrachado. Também serão construídas duas quadras poliesportivas, quatro quadras de areia e um skate park.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do Vereador
Foto: Emerson Olliver