Início / Notícias / PL de Marcio Tavares que assegura atendimento psicológico às mulheres mastectomizadas avança na CMM

Vereadores votaram a favor do projeto que seguiu para análise da 6ª Comissão de Saúde

Uma proposta de assistência psicológica às mulheres mastectomizadas, inserida no Projeto de Lei nº 156/2023, de autoria do vereador Marcio Tavares (Republicanos), avançou após votação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira (06/03).

O PL visa garantir o direito de apoio às mulheres que têm a vida modificada no que se refere às repercussões psicológicas, relacionamento familiar, funcionamento social e imagem corporal.

O parlamentar enumera que o acompanhamento psicológico propicia o desenvolvimento de condições para que a mulher mastectomizada chegue com maior segurança ao reconhecimento de sua situação, adote uma postura ativa na superação de suas dificuldades, entre outros benefícios.

“Entre as complicações mais comuns enfrentadas pelas pacientes após a mastectomia está o desenvolvimento de profunda tristeza, o isolamento social, a ausência de autoestima e a sensação de deformação física pela. Tais consequências, se tratadas adequadamente, podem evitar que o problema, uma vez instalado, evolua para um quadro mais grave”, justifica o parlamentar.

Os vereadores votaram a favor do parecer da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) e o PL seguiu para a 6ª Comissão de Saúde da Casa Legislativa.

Texto: Rick Olliver – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Valter Leandro