Início / Notícias / PL de Yomara Lins dedicado ao diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares avança na CMM

MANAUS, 02/05/22 VEREADORA YOMARA LINS (PRTB) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O Projeto de Lei nº. 342/2021, de autoria da vereadora Yomara Lins (PRTB), que institui a Campanha “Amor ao coração da mulher” que alerta e dá orientação às mulheres acerca do diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares, teve parecer favorável na manhã da última segunda-feira (23/5), e vai à 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da Câmara Municipal de Manaus (Cfeo/CMM).

Classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como, “as principais causas de mortes no mundo”, as doenças cardiovasculares (DCV) respondem por um terço dos óbitos femininos globais, superando em letalidade, enfermidades como o câncer de mama e de útero. Apesar disso, os riscos e as formas de prevenção de problemas decorrentes de doenças do coração e dos vasos sanguíneos seguem pouco conhecidos.

“Existe um senso comum que as mulheres não têm problemas cardíacos, o que é uma inverdade. Hoje, a morte por doença cardiovascular está igual para os dois gêneros. É necessário conscientizar as mulheres das doenças cardiovasculares”, enfatizou Yomara Lins.

A necessidade de informar e esclarecer a população e, principalmente, o público feminino sobre os fatores de risco cardiovascular e a importância do diagnóstico e tratamento precoce motivou a vice-presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres na CMM, Yomara Lins a apresentar o PL.

A Campanha tem por objetivo reunir entidades que envolvam mulheres, grupos médicos e representantes da sociedade civil, a fim de promover ações de prevenção que possam diagnosticar doenças cardiovasculares, sendo elas: palestras; orientações; nutrição; exames preventivos e verificação de pressão arterial. A referida campanha será realizada na última semana de setembro coincidindo com o Dia Mundial do Coração, passando a integrar o Calendário de Eventos municipal.

Texto: Assessoria de Comunicação da vereadora

Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM