Início / Notícias / PL que propõe homenagem a Zezinho Corrêa continua na meta do vereador Peixoto

PL que propõe homenagem a Zezinho Corrêa continua na meta do vereador Peixoto

Projeto propõe mudança de avenida para homenagear cantor que morreu em 2021 vítima da Covid-19

No próximo dia 6 de fevereiro completa dois anos da morte do cantor amazonense José Maria Nunes Corrêa, Zezinho Corrêa, vítima da Covid-19 em 2021. Com a proximidade da data, o vereador Peixoto (Pros) relembra do artista que nasceu em Carauari, no Amazonas, e que foi uma grande referência na cultura do Estado.

Peixoto reafirma que neste ano continua com o compromisso de homenageá-lo através do Projeto de Lei (PL) n⁰ 025/2022, que propõe a mudança do nome da avenida Constantinopla, no Conjunto Campos Elíseos, para avenida Zezinho Corrêa. A ideia é lembrar que Zezinho é um grande nome para a cultura amazonense, já que o artista, além de cantor, foi ator e um grande incentivador da arte local. A mudança reforça a sua importância para Manaus.

“Apresentei essa proposta em 2022 e este ano darei seguimento ao projeto por entender que a cidade de Manaus tem uma dívida com Zezinho, que ao longo de sua vida tanto fez pela cultura local, que tanto representou”, enfatiza o parlamentar.

Peixoto também justifica o projeto ao lembrar do carinho que os moradores do Conjunto Campos Elíseos nutriam pelo cantor, que durante vários anos exerceu a função de diretor cultural no SESC, localizado naquela mesma avenida.

A iniciativa é celebrada pelo filho de Zezinho, Olin Corrêa. “Quando o vereador Peixoto veio me procurar, procurar a família, falando dessa ideia, eu fiquei muito surpreso, porque eu não conhecia o Peixoto. Fiquei muito feliz em receber a notícia”, disse Olin.

“É sempre especial ver uma homenagem ao Zé e essa de um parlamentar, que é o representante do povo, eu sinto como se fosse o povo, como se fosse Manaus agradecendo o legado do meu pai”, afirma.

Peixoto explica que a proposta possui um alto valor cultural pela história que o artista representa e que é uma forma de eternizar o carinho que a população de Manaus tem pelo cantor Zezinho Corrêa.

“Trata-se de justa e merecida homenagem à memória de um cidadão amazonense que tanto contribuiu na difusão da cultura. É uma homenagem, também, à família e aos fãs do homem que levou o nome de Manaus e do Amazonas para o mundo”, completa o vereador.

Coleta de assinaturas

Para apresentar o PL, era preciso o aval de moradores e comerciantes do Conjunto Campos Elíseos.

Em fevereiro de 2022, o vereador foi pessoalmente ao bairro, para coletar assinaturas para um abaixo-assinado. Na oportunidade, Peixoto convidou Olin para acompanhá-lo e ver in loco o carinho que a população tinha por seu pai.

“Quando chegamos nos estabelecimentos comerciais, falando do nosso projeto, todos se encantavam e assinavam o pedido com prazer e, aproveitavam a oportunidade para falar, com carinho, dos momentos que tiveram com Zezinho. É uma maneira de eternizar seu nome”, destacou Peixoto.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto 1 – Zezinho: Divulgação