Início / Notícias / Por indicação de Peixoto, ‘Ilumina Manaus Rural’ contempla comunidade na zona rural da capital

A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária, em parceria com a Manaus Luz e a Unidade Gestora de Abastecimento de Energia (UGPM Energia) realizou, nesta quinta-feira (05/1), a reposição de 40 luminárias de LED no campo da comunidade ribeirinha Terra Preta, no Rio Negro, na zona rural de Manaus.

Por meio da indicação número 53/2021 do vereador Peixoto (Pros), o projeto Ilumina Manaus se estendeu à população rural e ribeirinha. Com a economia gerada por meio da troca de lâmpadas de sódio e vapor metálico pelas lâmpadas de LED, que custou o montante de R$ 500 mil aos cofres municipais, o vereador sugeriu a criação do “Ilumina Manaus Rural”, que hoje contempla cerca de 15 comunidades.

“Sugerimos que parte dessa receita fosse destinada à melhoria da rede de iluminação pública nas áreas rurais e ribeirinhas em nosso município e foi a partir da nossa indicação que o “Ilumina Manaus Rural” passou a ser um programa da Prefeitura. Com o projeto, onde existe rede de baixa tensão nós podemos fazer a solicitação para que seja instalada também a iluminação a LED. É um benefício muito grande aos moradores de comunidades rurais e ribeirinhas da nossa capital, é uma evolução”, comemora Peixoto.

Com a reposição desta quinta-feira, mais de 40 famílias da comunidade ribeirinha Terra Preta foram contempladas, beneficiando mais de 200 pessoas de forma indireta. A ação tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores que não residem na zona urbana de Manaus.

“Durante anos essas comunidades rurais foram esquecidas pelo Poder Público e sinto uma enorme alegria em estar envolvido nessa entrega de hoje. Agradeço ao prefeito David Almeida e ao secretário da Seminf, Renato Júnior, por levar a iluminação a esses moradores. A melhoria da iluminação pública na região promove mais segurança, melhoria da qualidade de vida e dá dignidade a essas famílias”, explica Peixoto.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto:  Mario Oliveira – Arquivo PMM