Início / Notícias / Professor Samuel declara irresponsável fala do vice-presidente que atinge diretamente a ZFM

Após o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB) dizer no início desta semana que uma das metas da reforma tributária é acabar com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), medida que reduz drasticamente a vantagem competitiva da Zona Franca de Manaus (ZFM), impactando o modelo econômico diferenciado e constitucionalmente protegido, o vereador Professor Samuel (PL) destaca como irresponsável, já que ataca diretamente a população de Manaus.

“Lembrando que nesta semana também tivemos notícias da alta de 18,2% do polo de duas rodas, relatada pelos fabricantes do Polo Industrial de Manaus produziram 1,41 milhão de unidades em 2022, melhor resultado dos últimos oito anos. Tudo isso graças ao incentivo fiscal conquistado, não podemos de maneira alguma aceitar esse retrocesso!”, destacou o Professor Samuel.

O parlamentar aguarda tratativas do Governo do Estado junto ao ministro e os setores responsáveis, enfatizando que junto ao poder legislativo municipal também buscará medidas cabíveis.

IPI

O IPI é um tributo que incide sobre os produtos industrializados, e o valor costuma ser repassado ao consumidor no preço final das mercadorias. O imposto possui alíquotas diversas que, em geral, variam de zero a 30%.

Texto e foto: Paula Christina – Assessoria de Comunicação do vereador