Início / Notícias / Professora Jacqueline promove novas parceiras para produção de pitayas em Manaus

A vereadora Professora Jacqueline (UB) esteve na visita técnica na plantação de pitayas, no Toca da Pitaya, localizado no ramal Água Branca 2 no 35km da AM-010 para incentivo e parceria com os produtores do ramal Rio Branquinho (67km da BR174).

Na manhã desta terça-feira (22/11), durante o Grande Expediente no plenário Adriano Jorge, a vereadora comentou o trabalho realizado pelo produtor rural Cleber Medeiros da Toca da Pitaya. “A pitaya não é uma fruta daqui mas o nosso solo é fértil para produzir e hoje já existe mais de cem mil pés e uma demanda de compra da produção e mesmo que ele dê o suporte para produção e escoamento as associações também precisa do adubo, NPK, calcário e todo um aparato para garantir a qualidade da fruta”, acrescentou.

Jacqueline é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da zona Rural Rodoviária e Ribeirinha e busca sempre fomentar ações de parceiras em desenvolvimento à agricultura. “A mecanização é muito importante, o tempo da inchada ficou com nossos avós, ninguém quer mais trabalhar na zona rural pra fazer serviço pesado, causa desanimo e o resultado mínimo em relação ao lucro. Mas a gente precisa incentivar essas produções para que a gente ainda tenha o nosso alimento saudável”, ressaltou.

Energia rural

A falta de fornecimento de energia nas comunidades da zona rural de Manaus também foi citada pela vereadora. Segundo ela, são constantes interrupções de fornecimento pela Amazonas Energia, prejudicam os moradores e produtores rurais.

“Além da escassez, a empresa também tem dificultado a manutenção e extensão de rede. Na comunidade Água Preta 1 no 32km AM-010 em que os moradores passaram mais de 20 anos tentando melhorar a qualidade da energia agora querem extensão da rede e hoje são obrigados a custearem o serviço de limpeza assegurado no contrato”, reivindica.

Texto: Renata Paula – Assessoria de Comunicação da vereadora