Início / Notícias / Projeto que institui campanha contra bullying nas escolas municipais é aprovado na Câmara

MANAUS, 23/05/22 PLENARIO ADRIANO JORGE, CAMARA DOS VEREADORES DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira (23/5), durante sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei (PL) do vereador Luis Mitoso (PTB), que institui a campanha “Todos Contra o Bullying” nas escolas da rede municipal de ensino.

Segundo a justificativa do projeto, em muitos países da América Latina, está sendo aplicada uma metodologia de prevenção, adotada na Finlândia, que envolve as testemunhas que presenciam a agressão e ficam caladas ou até apoiam o agressor.

A metodologia trabalha a empatia, sentimento essencial de respeito ao outro, e que para isso tem como alvo crianças na primeira faixa etária de escolarização.

O método obteve resultados significativos nas escolas finlandesas onde houve redução de 80% dos casos de bullying, após a implantação da metodologia, que passou também a ser adotada em outros países da Europa.

Os vereadores também aprovaram e encaminharam para sanção da Prefeitura o PL 576/2021, de autoria do vereador Jaildo Oliveira (PCdoB), que institui em primeiro de dezembro o Dia Municipal do Veículo de Comunicação Digital.

Deliberações

Ainda foram deliberados durante a sessão plenária, outros quatro Projetos de Lei, encaminhados para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).  Dentre eles, o que considera de utilidade pública o Instituto Filhos e Amigos da Amazônia sem Fronteiras, que atua na oferta de cursos de capacitação, além de eventos abertos ao público, como palestras e seminários, doações, atendimentos psicológicos e pedagógicos.

Para mais detalhes sobre a pauta desta segunda-feira, basta clicar no link abaixo:

Texto: Tiago Ferreira

Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM