Início / Notícias / Raiff Matos critica uso de linguagem neutra em post nas redes sociais da Secretaria de Saúde

Raiff Matos critica uso de linguagem neutra em post nas redes sociais da Secretaria de Saúde

Ele reforça que já é lei em Manaus a proibição do uso dessa linguagem nas escolas da capital amazonense

O vereador Raiff Matos (DC) questionou, nesta segunda-feira (17/04), o uso de linguagem neutra em descrição de post publicado no perfil oficial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em pronunciamento no plenário na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador criticou o uso do pronome “todes” pela comunicação da Semsa, ao descrever o conteúdo da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Manaus (Comus).

“Parece que o Conselho Municipal de Saúde está mais preocupado em empurrar goela a baixo o ‘todes’ do que trabalhar para incluir os cegos, surdos e disléxicos no sistema de saúde. Não posso compactuar com a destruição da família”, afirmou o vereador.

Raiff Matos afirmou que o uso desse tipo de linguagem é parte de uma agenda da esquerda que, de acordo com ele, esconde interesses obscuros. “Fica claro uma tentativa de politizar as ações de saúde. Pintam uma agenda como inclusiva, mas o que ela faz é excluir. Destruir em vez de incluir”, disse o parlamentar.

Lei contra a linguagem neutra – O vereador Raiff Matos pontua que o uso da linguagem neutra dificulta a comunicação com pessoas cegas, surdas e disléxicas. Ele reforça que já é lei em Manaus a proibição do uso dessa linguagem nas escolas da capital amazonense.

O Projeto de Lei, de autoria de Raiff Matos, foi sancionado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, em abril do ano passado. Pela legislação, deve ser usada apenas a Língua Portuguesa em sua norma culta nas escolas da capital.

Assessoria: Fred Novaes
Foto: Diego Caja/CMM

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram