Rodrigo Guedes denuncia que Semed pode retirar o transporte escolar de crianças do bairro Tarumã e adjacências

Parlamentar acompanha demandas relacionadas ao transporte escolar

Parlamentar acompanha demandas relacionadas ao transporte escolar. - Foto: Kelvin Dinelli/Assessoria

O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) denunciou nesse domingo (8 de fevereiro) que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está ameaçando retirar os ônibus do transporte escolar de crianças e adolescentes que estudam na Escola Municipal Francisca Campos Correia, no bairro Tarumã. O caso foi relatado ao vereador pelas mães dos alunos.

Em reunião, as mães de crianças e adolescentes que estudam na escola Francisca Campos Correia, no Tarumã, relataram ao vereador Rodrigo Guedes que estão sendo ameaçadas pela Semed a retirar seus filhos da escola e matricular em unidades de ensino desfavoráveis, sob a pena de não ter transporte escolar durante o ano letivo de 2026.

Os ônibus de transporte escolar são fornecidos pela Semed aos alunos da escola para auxiliar no transporte até a unidade, porém, a gestora da escola tem forçado as mães a retirarem seus filhos e matricularem em unidades distantes de suas residências e até mesmo em unidades que estão com o ensino suspenso devido a reformas. Para Guedes, a situação é mais uma estratégia da Semed de prejudicar as famílias e alunos para economizar as despesas da pasta.

“Essas crianças estão sendo prejudicadas porque a Semed está querendo economizar no transporte escolar. Estão forçando a saída de crianças dessa escola para outra que sequer está tendo aula, porque está em “reforma”. Eles usam várias estratégias para enganar mães e pais de baixa renda porque esses muitas vezes não têm informações e eles levam no gogó, como bem sabemos. Mas agora eles terão voz!”, disse.

O vereador afirmou que irá apresentar, nessa segunda-feira (9 de fevereiro), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), um requerimento pedindo explicações do secretário de educação, Júnior Mar. Além de representar o caso no Ministério Público e na Defensoria Pública do Amazonas.

Texto: Beatriz Araújo (assessoria de imprensa do parlamentar)