Início / Notícias / Vereador Lissandro Breval se posiciona em defesa da Zona Franca de Manaus

Vereador Lissandro Breval se posiciona em defesa da Zona Franca de Manaus

O parlamentar argumenta que o fim da cobrança do IPI diminui a competitividade da ZFM

O vereador Lissandro Breval (Avante) voltou a defender seu posicionamento ao modelo da Zona Franca de Manaus (ZFM), após o Governo Federal anunciar na última segunda-feira (16/1), que uma das metas da reforma tributária é acabar com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo o parlamentar, a medida reduz drasticamente a vantagem competitiva do polo industrial, impactando o modelo econômico diferenciado e constitucionalmente protegido.

Ao longo de 2022, Breval levantou a bandeira da ZFM, sempre defendendo o modelo durante as sessões plenárias, em redes sociais e em diversas entrevistas, o vereador sempre deixou claro a importância do modelo econômico para o município de Manaus e o estado do Amazonas como todo.

“Já falei que não irei parar de defender a nossa Zona Franca de Manaus. Não irei me calar diante dos absurdos que vem ameaçando o nosso Polo Industrial, a nossa economia e o nosso Estado”, declarou o vereador.

O que é o IPI? – É um imposto federal que incide sobre os produtos da indústria nacional ou na importação de produtos estrangeiros no desembaraço aduaneiro.

As alíquotas cobradas neste imposto variam de acordo com o produto. Essa variação permite que os produtos possam ter alíquota 0%, ou seja, não serem tributados, ou possuir alíquotas um pouco maiores de acordo com a essencialidade do produto.

Texto: Victoria Demasi – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: John Saraiva – Assessoria de Comunicação do vereador