Início / Notícias / Vereador Peixoto articula implantação de energia solar para 700 famílias em comunidades no Rio Negro

Graças a articulação do vereador Peixoto (Agir36) junto à Amazonas Energia, cerca de 700 famílias que vivem em 17 comunidades ribeirinhas de Manaus, situadas na margem esquerda do Rio Negro vão receber no segundo semestre deste ano energia através do projeto do governo Federal ‘Mais Luz Para a Amazônia’ (MLA).

A notícia do início dos trabalhos para implementação do sistema fotovoltaico foi anunciado durante reunião realizada na sede da empresa, na última quinta-feira (10/03). Estavam presentes no encontro entre o vereador Peixoto, lideranças comunitárias e a diretoria da concessionária de energia.

O programa é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, que foi lançado em fevereiro de 2020, com o objetivo de levar energia renovável e limpa, através de placas solares à população de regiões remotas dos estados que compõem a Amazônia Legal e que ainda não têm acesso à energia elétrica.

“A chegada desse serviço vai acabar com uma longa espera de mais de 16 anos. Essa energia vai ajudar no fomento da agricultura familiar, gerar emprego, renda, qualidade de vida além de alavancar o desenvolvimento econômico da região”, comemorou o vereador.

Atuação

A demanda dessas centenas de famílias chegou até o gabinete do vereador Peixoto através do presidente do Fórum Permanente em Defesa das Comunidades Rurais de Manaus – FOPEC, Daniel Araújo que acompanha nas comunidades esse processo da Energia desde 2005.

Ao longo de 2021 diversas reuniões entre o Vereador Peixoto, a diretoria e os técnicos da concessionária de energia foram realizadas sempre com o objetivo de interceder pela melhoria da qualidade dos serviços prestados, intermediar as demandas recebidas no gabinete junto à concessionária e principalmente, manter o diálogo aberto e franco de forma a defender os interesses da população.

“No final do ano passado, após nossa interseção, a empresa realizou uma visita técnica com vistas ao projeto eletrificação rural para as comunidades da área. Nesse encontro foi possível realizar o cadastramento de 700 famílias que vão ser beneficiadas com programa”, disse o parlamentar.

Peixoto, que é membro da Comissão de Agricultura e Política Rural (Comagri), e também integra a Frente Parlamentar em Defesa da Zona Rural Rodoviária e Ribeirinha na Câmara Municipal de Manaus (CMM), finalizou ressaltando que “a energia elétrica nos dias de hoje é indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento das comunidades”.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Fotos: Hércules Andrade