Início / Notícias / Vereador Peixoto lamenta a morte de Amazonino Mendes, neste domingo

Vereador Peixoto lamenta a morte de Amazonino Mendes, neste domingo

O parlamentar destaca a importância do político e as realizações que contribuíram para Manaus e o Amazonas

Neste domingo (12/02), o Amazonas perdeu um dos grandes nomes da vida pública do Estado, Amazonino Armando Mendes. O político estava há quase 50 dias internado no hospital Sírio Libanês, na capital paulista, por conta de uma pneumonia. No último sábado (11/02), o ex-prefeito de Manaus apresentou uma piora no estado de saúde e veio a falecer neste domingo.

O vereador Peixoto (Pros), se solidariza à família, neste momento de dor e relembra a importância de Amazonino para Manaus e o Amazonas. Político nato e grande líder durante quatro décadas, deixa um enorme legado para a capital, que em três momentos teve a oportunidade de comandar e promoveu uma verdadeira revolução urbanística.

“De Eirunepé pra história. Amazonino virou lenda, virou legado com seus feitos e marcou gerações. É incalculável a importância dele para a cidade, seja pelas as obras, que trouxeram benefícios para a população, seja pelo seu perfil de gestor e que o fez se transformar em um dos maiores representantes políticos. Sendo aliado ou não, compartilhando do seu jeito de fazer política ou não é inegável a importância e a grandeza de Amazonino”, destaca.

Amazonino iniciou sua carreira política na década de 60. Tem um currículo recordista em mandatos, sendo três vezes prefeito de Manaus, quatro vezes governador do Estado, além de ter representado o Amazonas no Senado Federal. Em 2022, aos 82 anos, participou de sua última campanha eleitoral, onde tentou pela quinta ser o chefe do Executivo estadual.

Além de exímio político, Amazonino era advogado e empresário. Era viúvo e deixou três filhos. Neste domingo, entrou “para a história dos imortais”, como complementa o vereador.

“Na saúde, na educação, na infraestrutura, na economia e na cultura, em todos os segmentos é possível encontrar a marca A, de Amazonino. O Negão, como era conhecido, sempre estará na memória do Amazonas” finaliza Peixoto.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do Vereador