Durante pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (12/08), o vereador William Alemão (Cidadania), defendeu os ribeirinhos e pequenos agricultores, que são, segundo ele, frequentemente responsabilizados pelas queimadas que resultam na densa fumaça que vem cobrindo a capital amazonense, desde a última sexta-feira (09/08).
William destacou a complexidade do trabalho realizado no campo e criticou a ausência de políticas públicas eficazes que apoiem a agricultura familiar e a preservação ambiental, tanto no interior do Amazonas, quanto na área ribeirinha e rural de Manaus.
Segundo William, é injusto crucificar os caboclos interioranos pelas queimadas, que, em muitos casos, tal prática é uma questão de sobrevivência para os agricultores que lidam com um solo fraco e precisam recorrer ao fogo para preparar a terra.
“O nosso caboclo ribeirinho aproveita a queimada para não ter que enriquecer o solo, que é pobre e ele não tem como custear calcário e fósforo para corrigir essa falha”, observou.
Alemão também destacou a disparidade entre o custo das práticas tradicionais e as soluções mais modernas e ambientalmente corretas, como o uso de máquinas para preparo do solo.
“Para ele fazer uma roça não custa R$1.200, o hectare para ele derrubar a mata e tacar fogo, e depois disso é só jogar as sementes. Mas quando ele vai usar uma máquina, que é o certo, esse valor passa para quase R$ 7 mil por hectare”, explicou.
O vereador criticou a falta de apoio do governo em todas as esferas – municipal, estadual e federal – para os pequenos agricultores. Segundo William, o discurso fácil de atribuir a culpa da fumaça aos agricultores sem oferecer soluções viáveis é uma forma de negligência.
“É fácil falar que a culpa da fumaça na cidade de Manaus é do campo, é do ribeirinho que está lá plantando pra sustentar a família”, afirmou Alemão, enfatizando a ausência de tratores, diesel, operadores e outras formas de apoio essencial para que os agricultores possam trabalhar de maneira sustentável.
Conforme Alemão, não basta apenas criticar, é necessário apresentar soluções reais para o problema. Ele também ressaltou a falta de visão política e de ações concretas por parte dos gestores públicos que continuam a perpetuar a situação precária dos pequenos agricultores e, consequentemente, as queimadas que afetam toda a população de Manaus.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM







