Vereadores da CMM destacam compromisso com propostas e ações voltadas à população manauara

Pronunciamentos dos parlamentares foram feitos durante a abertura dos trabalhos legislativos

A CMM atua na construção de políticas públicas e no atendimento às demandas da capital amazonense. - Foto: Cleuton Silva e Eder França/Dicom

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta semana, a abertura dos trabalhos da 2ª Sessão do 1º Biênio da 19ª Legislatura. Com o início do novo ciclo parlamentar em 2026, os vereadores destacaram a importância do Legislativo municipal na elaboração de leis e na tomada de decisões que impactam diretamente a vida dos manauaras.

A preparação para esta nova etapa contou com ampla mobilização interna, com atuação integrada de diversos setores para assegurar estrutura, logística e o pleno funcionamento das atividades parlamentares e institucionais.

Além da organização administrativa, os parlamentares mantêm uma rotina ativa de trabalho. Mesmo durante o recesso, promovem atendimentos à população, visitam comunidades e estruturam pautas que orientam as ações legislativas ao longo do ano.

Na segunda-feira (9 de fevereiro), durante a Sessão de abertura, o presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), ressaltou o papel institucional da Casa na formulação de propostas voltadas ao interesse público.

“A Câmara vai ‘imprimir’ um ritmo para que possamos ampliar ainda mais as proposituras de leis e as ações nos bairros, porque a Câmara tem o dever de auxiliar o Poder Executivo. Fiscalizar é um ofício”, afirmou o presidente.

No segundo ano do primeiro mandato, o vereador Sérgio Baré (PRD) destacou que a atuação parlamentar ocorre de forma contínua, com presença constante nas comunidades.

“Estamos presentes na rua, na vida das pessoas, acolhendo as demandas da comunidade e levando essas necessidades ao poder público. Chegamos motivados para continuar fiscalizando e propondo leis que melhorem a vida da população”, afirmou.

Em seu terceiro mandato, o vereador Diego Afonso (União Brasil) ressaltou que o período sem sessões é aproveitado para fortalecer o diálogo com os cidadãos e organizar as prioridades do mandato.

“Esse é um período importante para organizar as demandas e visitar as bases nos bairros. Nosso compromisso está renovado para apresentar essas pautas e continuar defendendo políticas que promovam desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida em Manaus”, declarou.

O vereador Rodrigo Sá (Progressistas) também enfatizou a relevância do planejamento permanente e destacou propostas que recebem atenção especial, como a regulamentação do transporte de passageiros por motocicletas e iniciativas voltadas à proteção das mulheres.

“Aproveitamos esse período para planejar o mandato e alinhar prioridades. Entre os projetos em destaque está a proposta de regulamentação do transporte de passageiros por motocicletas, além de ações voltadas à proteção das mulheres”, afirmou.

A CMM atua na construção de políticas públicas e no atendimento às demandas da capital amazonense, com trabalho ativo tanto no plenário quanto junto às comunidades.

Texto: Stephane Brasil/Dicom