Início / Notícias / William Alemão alerta para a importância da saúde mental nas escolas

William Alemão alerta para a importância da saúde mental nas escolas

O vereador expôs registros alarmantes e destacou a necessidade de orientação para crianças em salas de aula

Nesta segunda-feira (30/10), durante a sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador William Alemão (Cidadania) enfatizou a necessidade urgente de abordar questões de saúde mental nas escolas. Ele compartilhou sua preocupação após receber um aumento nas solicitações em seu serviço gratuito de terapia online, especialmente de crianças.

Alemão informou que seu gabinete realizou atendimentos a 250 alunos em uma escola localizada no bairro São José. Durante essas sessões, as crianças foram convidadas a formular perguntas em bilhetes anônimos, e foi justamente o resultado que causou grande preocupação.

Entre as perguntas, algumas delas se destacaram pela gravidade. O vereador mencionou que algumas crianças, com apenas 7 anos de idade, fizeram perguntas angustiantes, como “Por que eu não posso me matar se a vida é minha?” e “Como posso me suicidar?”

Alemão enfatizou que a desinformação é uma das maiores preocupações, argumentando ser fundamental superar o tabu em torno de discussões sobre depressão e suicídio. O vereador defende que é preciso fornecer orientação e educação para as crianças, a fim de prevenir tragédias em vez de evitar esses tópicos.

Ele anunciou que está encaminhando uma indicação à Secretaria Municipal de Educação (Semed), instando a implementação de medidas para promover a saúde mental nas escolas públicas, com apoio psicológico para crianças entre 7 e 14 anos.

Texto: Isabel York — Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira — Dircom/CMM