Início / Notícias / Câmara de Manaus aprova projeto de Raiff Matos que proíbe consumo de maconha em locais públicos

Câmara de Manaus aprova projeto de Raiff Matos que proíbe consumo de maconha em locais públicos

Matéria segue para sanção do prefeito e propõe sanções administrativas, com base na decisão do STF, para coibir uso da substância em espaços públicos

Vereador Raiff Matos durante sessão plenária em que projeto foi aprovado por unanimidade – Foto: Jerônimo Garlott/Assessoria

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta semana, em votação final, o Projeto de Lei nº 400/2024, de autoria do vereador Raiff Matos (PL), que proíbe o consumo de maconha em áreas públicas e logradouros da capital amazonense. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes e agora segue para a sanção do prefeito David Almeida (Avante).

Antes de ser levado ao plenário, o projeto passou por análise em comissões técnicas e recebeu parecer favorável da Procuradoria da CMM. O órgão jurídico destacou que o texto está em consonância com o entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que descriminalizou o porte de até 40 gramas de maconha para uso pessoal, mas manteve a proibição de seu consumo em espaços públicos.

De acordo com o STF, o porte para uso pessoal, apesar de não configurar mais infração penal, continua sendo um ato ilícito, sujeito a medidas como advertência e participação em programas educativos.

“Agradeço a todos os meus pares, a todas as comissões desta Casa Legislativa que, de forma muito madura, trataram esse tema. Esta pauta muito atual e relevante para a nossa cidade ganhou destaque na mídia nacional, o que mostra a competência e a maturidade deste Parlamento. Fico muito feliz de ver este momento”, declarou o vereador Raiff Matos.

A proposta também estabelece que estabelecimentos com acesso público — como comércios, edifícios, pátios e estacionamentos — deverão afixar sinalização visível informando sobre a proibição. Os responsáveis deverão ainda comunicar a equipe de trabalho e adotar medidas para coibir o uso da substância nos respectivos ambientes.

As penalidades previstas são de natureza administrativa, e a regulamentação da lei caberá ao Executivo Municipal, que deverá definir critérios, estratégias de fiscalização e campanhas de conscientização.

Para o autor da matéria, o projeto representa um avanço no debate sobre segurança e bem-estar coletivo.

“A rua é do povo e o povo quer segurança. Não vamos permitir que nossas praças e escolas se tornem espaços de degradação social. Queremos uma cidade boa para as famílias de Manaus”, finalizou Raiff Matos.

Texto: Fred Novaes (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram