Frente a inúmeros episódios de destruição de vias pela concessionária Águas de Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) cobrou, nesta sexta-feira (8 de maio), que o prefeito Renato Junior adote medidas contra a concessionária pelos prejuízos causados à população.
Nesta sexta (8 de maio), o prefeito Renato Junior publicou, pela primeira vez, um vídeo em que diz que a concessionária Águas de Manaus seria notificada e multada por realizar um serviço que resultou no desabamento de uma residência.
Porém, Guedes chamou atenção para o fato de que, mesmo estando há anos na gestão da Prefeitura de Manaus, essa foi a primeira vez que Renato Junior fez críticas públicas à concessionária.
Frente a essa situação, Guedes cobrou que o prefeito não faça apenas promessas, e sim responsabilize a concessionária pelos inúmeros prejuízos causados à população por seus desserviços
“Durante toda a gestão, ou seja, cinco anos e quatro meses, a Águas de Manaus está destruindo as ruas e calçadas de Manaus, e só agora o Renato Junior vem dizer que isso é inaceitável, que vai ser multada e usando o mesmo papo de que ‘se não se adequar, vai ter que sair de Manaus’? A única guerra que a Prefeitura de Manaus faz com a Águas de Manaus é guerra de travesseiro! Isso é apenas uma movimentação para asfaltarem antes e depois a Águas de Manaus destruir”, disse.
Guedes também denunciou a falta de infraestrutura deixada pela concessionária e Prefeitura na rua Claraval, no Conjunto Augusto Montenegro, no bairro Planalto.
Texto: Beatriz Araújo (Assessoria de imprensa do Parlamentar)
O vereador Saimon Bessa (União Brasil) participou, na manhã desta sexta-feira (8 de maio), da vistoria do envio de ajuda humanitária da Operação Cheia 2026 destinada aos municípios das calhas dos rios Purus e Juruá, regiões que já enfrentam os impactos da subida do nível dos rios no Amazonas. A ação ocorreu na sede da Defesa Civil do Amazonas, localizada na avenida Urucará, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
A iniciativa integra mais uma etapa da Operação Cheia 2026, coordenada pelo Governo do Amazonas, e prevê a distribuição de 589 toneladas de ajuda humanitária para famílias atingidas pela cheia. A estimativa é de que cerca de 26 mil famílias sejam beneficiadas diretamente com a entrega de alimentos e outros itens essenciais.
Durante a vistoria, Saimon Bessa destacou a importância da mobilização diante do cenário enfrentado pelos municípios do interior do estado e reforçou a necessidade de atenção às famílias afetadas.
“Esse é um período que já começa a gerar muita preocupação em várias cidades do Amazonas. Muitas famílias sofrem com os impactos da cheia e precisam desse apoio imediato. Acompanhar essa operação é importante para reforçar a atenção às pessoas que mais necessitam neste momento”, afirmou o vereador.
De acordo com dados atualizados da Defesa Civil, mais de 158 mil pessoas já foram afetadas pelas cheias no Amazonas. Atualmente, o estado possui 16 municípios em situação de emergência e quatro em estado de alerta, enquanto o Governo acompanha também a possibilidade de uma vazante intensa nos próximos meses.
Texto: Saulo Fernando (assessoria de imprensa do parlamentar)
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) estreia, neste sábado (9 de maio), a segunda temporada do programa “Câmara & Toada”, produção da Diretoria de Comunicação (Dicom) da Casa Legislativa que celebra a cultura do boi-bumbá e as tradições do Festival Folclórico de Parintins.
Assim como na primeira edição, o programa será transmitido simultaneamente pela Rádio Câmara 105,5 FM, TV Câmara Manaus (canal 6.3) e pelo canal oficial da CMM no YouTube (@CamaradeManaus), às 12h. A nova temporada promete novidades no formato, novos quadros e mais entrevistas com personagens que fazem parte do universo bovino.
Apresentado pelo jornalista da Dicom Michael Douglas, o programa chega com a proposta de ampliar o conteúdo apresentado na primeira temporada e aprofundar ainda mais a cobertura sobre o Festival de Parintins, especialmente no universo das toadas e dos bastidores da festa.
“A nossa ideia este ano é ampliar o que deu certo no ano passado e tentar também coisas novas, arriscar um pouco. Vamos ter muitas entrevistas, sim, mas a ideia é dar ainda mais destaque para as toadas, como elas são feitas e as curiosidades que envolvem o festival. Estou bem animado”, destacou o apresentador.
Com uma hora de duração, a atração destaca a riqueza cultural do Amazonas por meio de entrevistas, reportagens, músicas e conteúdos especiais sobre os bastidores da temporada bovina, acompanhando desde os preparativos até os acontecimentos que movimentam a disputa entre os bois Caprichoso e Garantido.
Cultura popular em destaque
De acordo com a diretora de Rádio, TV e Som da CMM, Érika Sá, a proposta da nova temporada é fortalecer ainda mais a conexão do público com a cultura popular amazonense.
“Este ano, nosso trabalho está sendo mais desenvolvido em cima das toadas e em tudo o que está acontecendo em Parintins, além do que os torcedores estão fazendo para abrilhantar o seu boi”, afirmou.
A jornalista Lineize Leal, produtora do programa, destacou que os episódios irão relatar os principais acontecimentos que antecederam o festival, mantendo a essência musical da atração.
“Neste primeiro episódio, vamos trazer a raiz dos temas deste ano e, para isso, vamos ter a participação dos membros da Comissão e do Conselho de Artes dos bois”, relatou.
Mais episódios da nova temporada
A nova temporada também contará com ampliação no número de episódios. Enquanto o primeiro contorno com seis, a edição deste ano terá oito episódios, incluindo um especial dedicado ao futuro campeonato do festival.
A reforçar a iniciativa do compromisso do CMM com a valorização da cultura regional e buscar aproximar ainda mais a população das manifestações artísticas que transformaram o Festival Folclórico de Parintins em um dos maiores símbolos culturais do Brasil.
Texto: Michael Douglas/Dicom
O vereador Diego Afonso (União Brasil) acompanhou, nesta quinta-feira (7 de Maio), a entrega de 800 títulos definitivos às famílias do Conjunto Cidadão 12, na zona norte de Manaus. A ação, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), garantiu segurança jurídica e o direito definitivo à moradia para centenas de famílias amazonenses.
Diego Afonso parabenizou o Governo do Amazonas, o governador Roberto Cidade, o presidente da Suhab, Jivago Castro, e toda a equipe envolvida pelo trabalho desenvolvido na regularização fundiária, levando dignidade, valorização dos imóveis e mais segurança para famílias de famílias do estado.
Durante o evento, Diego Afonso destacou a importância histórica da regularização fundiária para as famílias do conjunto habitacional.
“Eu me lembrei de quando eu caminhava aqui no Cidadão e o título ainda era um sonho para esses moradores. Muitas famílias vão, partem, e não recebem a dignidade e a segurança jurídica da sua casa, do seu imóvel”, afirmou o vereador.
A entrega dos títulos faz parte do programa Amazonas Meu Lar, que prevê milhares de regularizações fundiárias em todo o estado, promovendo dignidade, valorização dos imóveis e mais qualidade de vida para a população.
Texto: Katia Bastos ( assessoria de imprensa do parlamentar)
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (Comdec-CMM), presidida pelo vereador Paulo Tyrone (Democrata), realizará, nesta sexta-feira (8 de maio), uma ação itinerante em alusão ao Dia das Mães, em frente ao Shopping Grande Circular, na avenida Autaz Mirim, bairro São José Operário, Zona Leste da capital, das 8h30 às 12h.
A iniciativa contará com a participação do vereador e da equipe da comissão, oferecendo atendimento gratuito à população. Durante a ação, os consumidores poderão tirar dúvidas, receber orientações sobre seus direitos e registrar denúncias relacionadas às relações de consumo.
De acordo com o vereador, a proposta é aproximar os serviços da população, especialmente em um período de maior movimentação no comércio devido às compras para o Dia das Mães.
“A nossa intenção é garantir que os consumidores tenham acesso à informação e possam exercer seus direitos com segurança. Estaremos no local para ouvir a população, orientar e prestar o suporte necessário”, afirmou Paulo Tyrone.
Além da ação itinerante, a população também pode buscar atendimento diretamente na sede da Comissão de Defesa do Consumidor, localizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou por meio do WhatsApp 92 98168-9575.
Texto: Eduardo Figueiredo (assessoria de imprensa do parlamentar)
O vereador Saimon Bessa (União Brasil) apresentou um indiciativo à Prefeitura de Manaus que propõe a criação do programa “Meu Bairro, Minha Cidade”. A iniciativa prevê o cadastro e a contratação de Microempreendedores Individuais (MEIs) para atuar na manutenção dos bairros, com foco na melhoria dos serviços de zeladoria urbana e na geração de renda local.
A proposta tem como objetivo ampliar a eficiência dos serviços urbanos na capital, permitindo que trabalhadores das próprias comunidades contribuam diretamente com ações de manutenção. O modelo não substitui o serviço público, mas atua de forma complementar, fortalecendo a economia local e promovendo mais qualidade aos espaços públicos.
O parlamentar destacou a importância de aproximar o poder público da população por meio de soluções práticas para o dia a dia da cidade.
“Manaus cresce todos os dias, mas, junto com esse crescimento, surgem novos desafios. A limpeza urbana ainda não chega como deveria em muitos lugares. Apresentei o programa ‘Meu Bairro, Minha Cidade’ para permitir que moradores se cadastrem como empreendedores e atuem dentro dos próprios bairros, sem substituir o serviço público”, afirmou.
O vereador também reforçou que a proposta foi construída com responsabilidade e respeito aos trabalhadores.
“É importante deixar claro que esse projeto não tira direitos, não substitui servidores e não precariza o trabalho. Ele soma. É uma forma de ampliar a atuação do poder público com a participação da própria comunidade, gerando renda e trazendo mais eficiência para os serviços nos bairros”, completou.
A indicação segue para análise na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e reforça a defesa de iniciativas voltadas ao desenvolvimento social, à inclusão produtiva e à melhoria da infraestrutura urbana da cidade.
Texto: Saulo Fernando (assessoria de imprensa do parlamentar)
O vereador Sérgio Baré (PRD) deu início, em abril, à entrega de convites às dez primeiras equipes classificadas no Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas para participarem da competição que acontecerá na primeira edição do Arraial do Baré. O evento, gratuito e aberto à comunidade, está marcado para os dias 12, 13 e 14 de junho, no bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte de Manaus.
O arraial contará ainda com apresentações folclóricas, comidas típicas e estrutura para receber o público da região. De acordo com o parlamentar, o período junino movimenta a economia local. Segundo dados da CDL Manaus, as festas juninas devem injetar na economia amazonense uma receita bruta de R$ 58 milhões, com o valor médio gasto por pessoa equivalente a R$ 180,00.
No âmbito nacional, o Ministério do Turismo estima que as festividades juninas movimentam cerca de R$ 6 bilhões na economia brasileira, envolvendo aproximadamente 26,2 milhões de pessoas nas cinco regiões do país. Eventos como o Arraial do Baré contribuem para esse aquecimento, gerando renda para comerciantes, produtores de alimentos, músicos e outros trabalhadores da cadeia criativa local.
“A quadrilha junina é cultura, é identidade, é o povo da nossa comunidade se expressando com alegria e orgulho. Entregar esses convites pessoalmente, olho no olho com cada grupo, é a forma que encontrei de mostrar que o mandato está junto com quem faz a nossa cultura acontecer. O Arraial do Baré nasce do povo e é para o povo”, comenta o vereador.
Em Manaus, a tradição junina é alimentada por uma população com forte influência nordestina, que transformou os arraiais dos bairros e centros culturais em espaço de disputa, resistência cultural e celebração das raízes populares. A ManausCult reconhece o festival folclórico como um motor da economia criativa, que valoriza artistas, movimenta o turismo, incentiva o empreendedorismo local e fortalece o sentimento de pertencimento da população.
Texto: Débora Marks (assessoria de imprensa do parlamentar)
O clima de confraternização e celebração pelo Dia das Mães marcou o encerramento do Super Bazar realizado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (06 de Maio). O evento reuniu diversos segmentos de produtos e atraiu servidores e visitantes ao longo da programação.
Promovido pela vereadora Yomara Lins (Podemos), por meio da Procuradoria Especial da Mulher da CMM, da qual é presidente, o bazar teve início na segunda-feira (4) e contou com a participação de mais de 20 expositoras. A ação aconteceu nos corredores do parlamento municipal, das 8h às 14h.
Durante os dias de evento, foram comercializados produtos de variados segmentos, como perfumaria, vestuário, calçados, alimentação e semijoias.
De acordo com a vereadora Yomara Lins, iniciativas como essa vão além da comercialização. “É um momento de integração entre os servidores e também uma forma de incentivar o empreendedorismo feminino, especialmente de mães que encontram aqui uma oportunidade de gerar renda”, destacou.
A parlamentar ressaltou ainda que o espaço oferecido garante segurança e conforto para as expositoras apresentarem seus produtos. “É uma oportunidade de renda extra em um ambiente estruturado e acessível”, completou.
Ao avaliar o evento, a vereadora afirmou que as expectativas foram superadas, tanto por parte das empreendedoras quanto da coordenação do bazar. “A qualidade dos produtos facilitou a escolha de presentes para o Dia das Mães e contribuiu para bons resultados de vendas”, afirmou.
O sucesso do bazar também foi destacado pelas expositoras. Cláudia Pereira, que comercializou peças de vestuário, comemorou o resultado. “Em três dias consegui vender bem e garantir uma renda extra”, disse.
Já Maria Nélia, que atuou no segmento de perfumaria, ressaltou a oportunidade de ampliar sua clientela. “Além das vendas, consegui fazer novos contatos, o que ajuda a expandir meu negócio”, destacou.
O Super Bazar do Dia das Mães reforça o compromisso da Câmara Municipal de Manaus com ações que incentivam o empreendedorismo feminino e fortalecem a economia local.
Texto: Diego Mesquita (assessoria de imprensa da parlamentar)
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) debateu, nesta quarta-feira (6 de maio), a dependência química e a importância do trabalho realizado pelo grupo Narcóticos Anônimos (NA). A discussão ocorreu durante uma Tribuna Popular proposta pelo vereador Allan Campelo (Podemos), com a participação de representantes do programa, que apresentaram o funcionamento e o alcance das ações desenvolvidas na capital.
O principal objetivo da iniciativa foi ampliar o conhecimento dos parlamentares sobre o grupo Narcóticos Anônimos, para que possam atuar como multiplicadores da informação nas comunidades. O programa, que é gratuito e não exige inscrição, já ajudou a transformar a vida de milhares de pessoas em Manaus, oferecendo apoio contínuo a dependentes químicos em processo de recuperação.
“Uso de algo que é outras drogas, da dependência química, é uma pauta muito relevante, já que todas as famílias têm alguém com problema. Foi uma tribuna bem ativa; os vereadores interagiram, conseguiram entender o que é o programa. Assim como eu, que ando em muitas comunidades de Manaus, geralmente aparece aquela mãe, aquele pai pedindo ajuda para um filho que está com problema, e eu conheço o programa Narcóticos Anônimos; eu indico, mas a maioria dos vereadores não conhecia”, afirmou o vereador Allan Campelo, autor da propositura.
Atualmente, o Narcóticos Anônimos conta com mais de 22 grupos espalhados por diferentes zonas de Manaus, promovendo reuniões regulares e apoio gratuito a pessoas que buscam se libertar da dependência química. Durante a tribuna, os vereadores destacaram a necessidade de ampliar o debate público sobre o tema e suas consequências sociais.
De acordo com o vereador Zé Ricardo (PT), o aumento do consumo de drogas e seus impactos na violência e na segurança pública reforçam a urgência de discussões mais aprofundadas sobre o tema.
“É realmente uma discussão aprofundada que precisa haver. Por que há tanta gente consumindo drogas ilícitas? Está crescendo? A cada dia há mais apreensões da polícia; quanto mais consumo, mais violência também? Então, é um assunto que precisa ser debatido”, disse.
A Tribuna Popular também foi destacada pelo vereador Ivo Neto (Democrata) como um espaço essencial para dar visibilidade a iniciativas que atuam diretamente na recuperação de dependentes químicos, especialmente diante do aumento no número de casos que afetam jovens e adultos.
“Essa Tribuna Popular é de fundamental importância, principalmente quando se trata de drogas.Vivemos, na nossa sociedade, um alto índice de jovens e adultos que estão sendo usuários de drogas, e isso vem comprometendo muito a saúde, tanto física como mental, dessas pessoas. E eu costumo falar que o exemplo arrasta, e o exemplo que vocês estão dando é muito importante para jovens e adultos que estão passando por esse problema e por essa dificuldade”, ressaltou.
Outro ponto abordado foi pelo vereador Professor Samuel (PSD), que destacou o papel dos grupos de apoio na linha de frente do enfrentamento à dependência química, oferecendo acolhimento e incentivando o reconhecimento da necessidade de mudança por parte dos usuários.
“Vocês são os guerreiros da linha de frente, não só no sentido da recuperação, mas também de estar na luta, proporcionando e oportunizando às pessoas que desejam uma recuperação, que é difícil, porque, às vezes, quando você está no vício, a parte mais difícil não é tanto a recuperação, mas entender que precisa sair desse mal”, afirmou.
Em Manaus, o Narcóticos Anônimos disponibiliza atendimento por meio dos números 3003-5222, 0800 888 6262 e (19) 3255-6688 (WhatsApp), oferecendo orientação e apoio a quem busca ajuda para superar a dependência química.
Texto: Michael Douglas/Dicom
O mês de maio está marcado, em todo o Brasil, pela campanha Maio Laranja, mobilização nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa ganha ainda mais visibilidade com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado em 18 de maio, dados que reforçam a importância da denúncia, da prevenção e do acolhimento às vítimas.
Em Manaus, o enfrentamento a esse tipo de violência também tem sido fortalecido por meio de legislações municipais que buscam atuar diretamente na conscientização e na proteção de crianças e jovens. Um dos destaques é a Lei nº 2.929, de 8 de julho de 2022, de autoria da vereadora Thaysa Lippy (União Brasil) , que determina que escolas públicas da capital orientem estudantes sobre abuso sexual infantil. A proposta tem como objetivo informar, prevenir e promover a identificação de situações de risco, além de estimular a denúncia.
A legislação autoriza o ambiente escolar como espaço estratégico para o diálogo e a educação preventiva, contribuindo para que crianças e adolescentes compreendam limites, saibam identificar sinais de abuso e busquem ajuda de forma segura.
Outra iniciativa da parlamentar é a Lei nº 3.015, de 11 de janeiro de 2023, que institui uma campanha de combate à importunação sexual nas principais avenidas destinadas ao lazer esportivo em Manaus. A medida amplia o debate sobre violência sexual para espaços públicos, reforçando a necessidade de proteção em ambientes frequentados por famílias, jovens e crianças.
Para a vereadora Thaysa Lippy, o enfrentamento à violência sexual passa, antes de tudo, pela informação. “Quando orientamos nossas crianças e adolescentes, damos a eles ferramentas para consideração situações de abuso e buscamos ajuda. Proteger a infância é um dever coletivo e começa pela educação”, destacou.
Especialistas apontam que campanhas como o Maio Laranja são fundamentais para romper o silêncio que ainda cerca esse tipo de crime. Dados nacionais indicam que, na maioria dos casos, o agressor é alguém conhecido da vítima, o que torna a informação e a confiança em canais de denúncia ainda mais essenciais.
A população pode denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes por meio do Disque 100, canal nacional gratuito e anônimo, que funciona 24 horas por dia.
Neste Maio Laranja, o reforço das políticas públicas e o envolvimento da sociedade tornam-se aliados indispensáveis na construção de uma rede de proteção mais eficaz, onde a informação, a prevenção e a denúncia caminham juntas para garantir a segurança e os direitos das crianças e adolescentes.
Texto: Audrey Bezerra (assessora de imprensa da parlamentar)
Skip to content