A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta segunda-feira (25 de maio), o Projeto de Lei nº 506/2026, de autoria do Executivo Municipal, que fixa o índice de reajuste das remunerações dos profissionais da educação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A proposta, encaminhada por meio da Mensagem nº 30/2026, estabelece a recomposição salarial de 4,14%, com base na inflação acumulada entre abril de 2025 e março de 2026. O reajuste passa a valer a partir de 1º de junho de 2026, conforme previsto na data-base da categoria.
Para garantir maior agilidade na tramitação, as propostas foram analisadas em reunião conjunta por seis comissões da CMM: Constituição, Justiça e Redação; Finanças, Economia e Orçamento; Educação; Saúde; Serviços e Obras Públicas; e Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade.
Segundo o líder do Executivo na CMM, vereador Eduardo Alfaia (Avante), o reajuste representa o cumprimento de um direito já assegurado aos servidores.
“O tema principal é o reajuste dos servidores públicos municipais e, no caso da educação, estamos garantindo a recomposição salarial dentro da data-base, conforme determina a legislação. Isso significa assegurar que esses profissionais não tenham perdas diante da inflação acumulada ao longo do último ano, beneficiando diretamente milhares de trabalhadores que atuam na rede municipal de ensino”, destacou.
Demais propostas de reajustes
Além da educação, os vereadores também deliberaram um conjunto de 14 Projetos de Lei enviados pelo Executivo, com foco na recomposição salarial e na atualização de benefícios do funcionalismo público.
Entre eles, está o Projeto de Lei nº 500/2026, que concede reajuste aos servidores ocupantes de cargos em comissão e funções gratificadas no município.
De acordo com o presidente da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), vereador Gilmar Nascimento (Avante), a celeridade na análise foi fundamental diante do impacto das matérias.
“Todas essas propostas tratam da valorização dos servidores públicos municipais e estão diretamente ligadas à recomposição salarial com base na inflação dos últimos 12 meses. A Constituição determina que essa reposição seja feita por meio de projeto encaminhado pelo Executivo e analisado pelo Legislativo, e a Câmara está cumprindo seu papel ao dar prioridade a essas matérias, garantindo segurança jurídica para que o município possa efetivar os reajustes e assegurar esse direito aos trabalhadores”, afirmou.
As matérias seguem agora para sanção do Executivo Municipal.
Pequeno Expediente
Durante o Pequeno Expediente da Sessão Plenária, o Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, foi o principal tema debatido pelos parlamentares. O vereador Joelson Silva (Avante) destacou a importância do Polo Industrial de Manaus (PIM) como principal matriz econômica do estado, responsável por concentrar mais de 500 indústrias e gerar mais de 120 mil empregos diretos, além de milhares de postos indiretos nos setores de comércio, logística e serviços.
Segundo dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), apenas em janeiro de 2026, o faturamento do polo ultrapassou R$ 18 bilhões, reforçando a relevância do modelo econômico para o desenvolvimento regional.
Durante o pronunciamento, o parlamentar também defendeu a Zona Franca de Manaus e ressaltou o papel do setor industrial na geração de emprego, renda e na preservação ambiental.
“O Polo Industrial é a nossa principal matriz econômica e sustenta milhares de famílias. Defender a indústria é defender o trabalhador, o desenvolvimento econômico e a manutenção da nossa floresta em pé”, afirmou.
O vereador também chamou atenção para desafios enfrentados pelo setor, como os custos logísticos e a necessidade de melhorias na infraestrutura, destacando a importância da revitalização da BR-319 para facilitar o escoamento da produção e fortalecer a competitividade do Polo Industrial de Manaus.
Texto: Stephane Brasil/Dicom
O vereador Joelson Silva (Avante), reforçou, nesta segunda-feira (25 de Maio), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), sua defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), do Polo Industrial e dos trabalhadores que movimentam a economia amazonense. Em pronunciamento alusivo ao Dia da Indústria, o parlamentar destacou a importância estratégica do setor para a geração de empregos, desenvolvimento econômico e preservação ambiental no Amazonas.
No início da fala, Joelson também parabenizou a Igreja Católica pela realização do evento de Pentecostes ocorrido neste fim de semana em Manaus, ressaltando a importância das manifestações cristãs para a cidade.
“Onde há manifestações de fé, há também esperança, presença de Deus e fortalecimento das famílias”, afirmou.
Ao abordar o tema da indústria, o vereador destacou que o Polo Industrial de Manaus (PIM) segue como principal matriz econômica do Amazonas, reunindo mais de 500 indústrias e mantendo mais de 129 mil empregos diretos, além de centenas de milhares de empregos indiretos nos setores de logística, comércio, alimentação, transporte e prestação de serviços.
Segundo dados da Suframa, o faturamento do PIM ultrapassou R$ 18 bilhões somente em janeiro de 2026.
Durante o pronunciamento, Joelson Silva também fez reconhecimento público ao ex-superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacando sua atuação à frente da autarquia.
“A gente tem que reconhecer o excelente trabalho realizado pelo ex-superintendente Bosco Saraiva em defesa da nossa Zona Franca”, declarou.
O parlamentar enfatizou ainda que defender a indústria significa proteger empregos, oportunidades e toda a cadeia produtiva ligada ao modelo econômico amazonense.
“Quando defendemos a indústria, estamos defendendo o trabalhador do chão de fábrica, o jovem aprendiz, o técnico, o engenheiro, o pequeno empreendedor e milhares de famílias que dependem diretamente da Zona Franca de Manaus”, afirmou.
Joelson também reconheceu o trabalho de instituições que atuam na defesa da competitividade industrial, como a Suframa, o Cieam, a Fieam, a Eletros e os sindicatos industriais.
Entre os desafios enfrentados pelo setor, o vereador citou a insegurança jurídica, as constantes ameaças aos incentivos fiscais da Zona Franca, os altos custos logísticos e a necessidade de investimentos em infraestrutura e qualificação profissional. Joelson também defendeu a pavimentação da BR-319 como medida importante para melhorar a competitividade logística do Amazonas.
“O Amazonas precisa continuar defendendo sua indústria, porque defender a Zona Franca é defender emprego, renda, desenvolvimento e oportunidades para milhares de famílias do nosso estado”, concluiu.
Texto: Ed Blair – Assessoria de imprensa do Parlamentar
O vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) denunciou, nesta sexta-feira (23), que uma tubulação de drenagem danificada está provocando alagações na rua Elisa Lispector, no Parque São Pedro, bairro Tarumã. A área fica completamente tomada pela água e prejudica os alunos do 3º Colégio Militar da Polícia Militar Waldocke Fricke de Lyra.
A falha no sistema de drenagem está impedindo o escoamento da água e formando poças gigantes na via. A rua alagada está trazendo vários prejuízos, principalmente para alunos, pais, mães, responsáveis e professores que precisam acessar o 3º Colégio Militar da Polícia Militar Waldocke Fricke de Lyra. Além disso, também ficam prejudicados os pedestres que precisam passar pela água empoçada na calçada.
“Manaus está abandonada. O prefeito Renato Junior prefere usar o dinheiro público para custear publicidade e propaganda do que investir na qualidade de vida da população. Essa situação está um verdadeiro piscinão de Ramos e prejudica toda a comunidade todos os dias. Onde estão os R$ 12 bilhões do orçamento de 2026? Vamos cobrar respostas, vou cobrar até desentupirem!”, afirmou.
Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de Imprensa do Parlamentar
O vereador Saimon Bessa (União Brasil) esteve, nesta sexta-feira (22 de maio), no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus, para ouvir moradores e acompanhar de perto os problemas enfrentados diariamente pela comunidade. Durante a visita, o parlamentar percorreu ruas da região e recebeu denúncias relacionadas à falta de saneamento básico, lixeiras viciadas, erosão urbana, alagamentos causados pelo transbordamento de igarapés e dificuldades no acesso à saúde pública.
Entre as principais reclamações apresentadas pelos moradores estão os buracos deixados após obras realizadas pela concessionária Águas de Manaus, além do risco enfrentado por famílias que vivem em áreas atingidas pela erosão, onde algumas residências já apresentam ameaça de desabamento.
A situação da saúde no bairro também chamou a atenção do vereador. Segundo relatos da população, a falta de estrutura e de atendimento adequado tem obrigado muitos pacientes a buscar assistência em outras regiões da cidade. Além disso, uma Unidade de Saúde da Família (USF) apresenta problemas de funcionamento e sinais de abandono.
Durante a visita, Saimon Bessa afirmou que irá buscar esclarecimentos sobre a situação do imóvel e cobrar providências dos órgãos responsáveis.
“É muito triste chegar em uma comunidade e ver moradores convivendo com tantos problemas ao mesmo tempo. Tem famílias preocupadas com o risco de perder suas casas, ruas cheias de buracos, igarapés transbordando e uma unidade de saúde que, segundo os próprios moradores, está abandonada. Vamos investigar essa situação para saber se o espaço pertence à Prefeitura ou se é alugado, além de cobrar respostas e soluções urgentes. O povo do Novo Aleixo merece dignidade, segurança e um atendimento de saúde de verdade”, declarou o vereador.
Ao final da visita, o parlamentar reafirmou que irá acompanhar a situação da unidade de saúde, apurar os motivos da falta de atendimento e cobrar medidas imediatas junto aos órgãos competentes, buscando garantir o retorno dos serviços médicos à comunidade.
Texto: Saulo Fernando (Assessoria de Imprensa do Parlamentar)
Durante fiscalização na noite dessa quinta-feira (21 de maio), o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) denunciou a falta de iluminação pública no Complexo Viário da Torquato Tapajós, trevo do Tarumã, após o Hospital Delphina Aziz. O local fica às escuras todos os dias e compromete a segurança de motoristas que utilizam o viaduto, devido à falta de visibilidade.
A falta de iluminação foi denunciada ao vereador por motoristas que trafegam no local, através das redes sociais.
Durante a fiscalização, Guedes cobrou do prefeito Renato Júnior para que a iluminação seja instalada com urgência no viaduto para evitar acidentes e possíveis tragédias.
“A Prefeitura de Manaus não está fazendo o básico para evitar acidentes, não quero acreditar que vão esperar acontecer uma tragédia para consertarem a iluminação! Isso é um problema grave que precisa ser solucionado urgentemente, a vida das pessoas não pode ficar à mercê dessa má gestão.”
Além disso, Guedes também denunciou que as alças laterais que saem da Torquato Tapajós e dão acesso à Avenida Arquiteto José Henrique Rodrigues, em frente ao Centro de Treinamento de Condutores do Detran, sequer possuem os dispositivos de iluminação nos postes.
Texto: Beatriz Araújo – (Assessoria de Imprensa do Parlamentar)
O vereador Gilmar Nascimento (Avante), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Manaus, recebeu nesta sexta-feira (22 de maio), em seu gabinete, o presidente do Sindicato da Guarda Municipal de Manaus, Jeorgito Gomes, acompanhado de membros do sindicato, para tratar das principais demandas da categoria.
A reunião teve como pauta central a criação e atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), instrumento considerado fundamental para organizar a progressão profissional e promover a valorização dos guardas. O presidente do sindicato, Jeorgito Gomes, ressaltou a urgência da medida e a importância do diálogo institucional para avançar nas negociações.
O grupo também informou que o sindicato encontra-se em processo de regularização junto ao Ministério do Trabalho, em Brasília, a iniciativa que visa fortalecer a representatividade da categoria e ampliar sua capacidade de interlocução com o poder público.
Gilmar Nascimento é autor do Requerimento Legislativo nº 15.661/2024, aprovado na Câmara Municipal, que solicita ao Executivo municipal a constituição de uma Comissão Especial para elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais da Guarda Municipal. O parlamentar destacou que a aprovação do requerimento reacendeu o debate sobre o tema e abriu caminho para tratativas em outras esferas.
No encontro o vereador afirmou que “estamos em diálogo com o sindicato, conversando justamente sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração. O requerimento aprovado em 2024 reacendeu essa discussão. Já conversamos inclusive com o secretário municipal de Segurança, Alberto Siqueira Neto, e com o prefeito de Manaus, Renato Júnior, sobre o PCCR da Guarda Municipal. Hoje, a categoria está enquadrada no plano de área não específica, e temos trabalhado para criar uma comissão especial, de caráter técnico, dada a complexidade do tema, a fim de harmonizar os interesses da Guarda Municipal e da Prefeitura, o que naturalmente reflete na qualidade do atendimento à população de Manaus”.
Gilmar destacou ainda a postura propositiva e madura da representação sindical ao longo do encontro. Segundo o parlamentar, “a Guarda Municipal, na figura do presidente Jeorgito Gomes e dos demais membros do sindicato, demonstra grande maturidade na busca pelo diálogo. É justamente esse diálogo que nos permite sair dos pontos de divergência e caminhar em direção à convergência e à harmonia de interesses, buscando sempre o que a Prefeitura prioriza: a valorização dos seus servidores”.
Ao encerrar a reunião, o parlamentar reafirmou seu compromisso com a categoria. “Como presidente da CCJR e vice-líder do prefeito Renato Júnior, estamos todos juntos ouvindo a categoria. Fico muito satisfeito ao ver a maturidade dos membros do sindicato na busca por soluções que melhorem a vida de cada servidor da Guarda Municipal de Manaus”, concluiu Gilmar Nascimento.
Texto: Renielle Formiga (assessoria de imprensa do parlamentar)
A terceira edição do programa “Câmara & Toada” deste ano é dedicada ao Boi-Bumbá Caprichoso. O programa, que será transmitido neste sábado (23 de maio), é uma produção da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que celebra a cultura do boi-bumbá e as tradições do Festival Folclórico de Parintins.
Nesta edição, o apresentador Michael Douglas trará detalhes da recente homenagem feita à cunhã-poranga do Boi Caprichoso, Marciele Albuquerque, que recebeu recentemente o título de cidadã amazonense. Além disso, o programa também mostrará algumas “loucuras” feitas pelos torcedores azulados para conseguir acompanhar de perto o “Touro Negro”.
“O ‘Câmara & Toada’ nasceu para valorizar ainda mais a nossa cultura popular e aproximar o público da emoção que envolve o Festival de Parintins. Nesta edição dedicada ao Caprichoso, mostramos as toadas, os itens, e a paixão e o sentimento da torcida azulada”, destacou o apresentador Michael Douglas.
O programa também contará com muitas toadas deste ano e tudo o que envolve o tema “Caprichoso – Brinquedo que Canta seu Chão”, além de curiosidades a respeito dos itens que compõem o festival.
O episódio desta semana estará disponível a partir das 12h deste sábado (23 de maio), na TV Câmara (Canal 6.3) e nas plataformas digitais da CMM, incluindo o YouTube (@CamaradeManaus). O programa reafirma o compromisso da CMM com a promoção da cultura popular, ao mesmo tempo em que se conecta com temas que fazem parte da identidade e do cotidiano do povo manauara.
Texto: Michael Douglas/Dicom
A Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizou nesta quarta-feira (20 de Maio), uma Sessão Solene em homenagem aos pedagogos e pedagogas da capital, por iniciativa do vereador Professor Samuel(PSD). A solenidade destacou a importância desses profissionais para o desenvolvimento da educação e para a construção de uma escola mais humana, acolhedora e eficiente.
Pedagogo de formação, o parlamentar ressaltou que a homenagem possui um significado especial, por reconhecer uma categoria da qual também faz parte. Em Manaus, onde a rede municipal conta com mais de 500 escolas e atende mais de 240 mil alunos, o trabalho dos pedagogos é essencial para acompanhar os estudantes, orientar professores e fortalecer o processo de aprendizagem.
“Por trás de cada escola, de cada sala de aula, de cada planejamento e de cada avanço na aprendizagem, existe o trabalho atento, técnico e humano dos pedagogos”, afirmou Professor Samuel.
Durante a solenidade, o vereador reforçou que valorizar os pedagogos é reconhecer profissionais que atuam nos bastidores da educação, ajudando a transformar desafios em possibilidades e contribuindo diretamente para o futuro da cidade.
A Sessão Solene foi marcada por reconhecimento, gratidão e valorização aos pedagogos e pedagogas que dedicam suas trajetórias à formação de cidadãos em Manaus.
Texto: Paula Christina (assessoria de imprensa do parlamentar)
A Escola do Legislativo Vereador Léa Alencar Antony, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), encerrou, nesta sexta-feira (22 de maio), mais uma turma do curso de informática básica, iniciativa aberta à inclusão digital e à qualificação profissional da comunidade.
Durante dois meses, a turma contou com 20 alunos, que tiveram acesso a conteúdos fundamentais de informática, como o uso do computador, programas e ferramentas digitais utilizadas no cotidiano e no mercado de trabalho.
A coordenadora acadêmica da Escola, Lara Fernandes, destacou que o objetivo da iniciativa é oferecer qualificação para que os estudantes possam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho com um currículo mais enriquecido.
“O objetivo da Câmara Municipal de Manaus em oferecer esse curso para a comunidade é qualificar esses estudantes para que eles possam regressar ao mercado de trabalho ou ingressar no mercado de trabalho com um currículo mais enriquecido”, disse.
Além do aprendizado técnico, o curso também proporcionou mais confiança, autonomia e novas perspectivas para os participantes. A estudante Yasmin da Silva destacou a importância do acolhimento e do incentivo recebido durante as aulas.
“Quando entrei para fazer esse curso, o professor foi incrível comigo. Ele teve paciência para me ensinar e me mostrou que errar não era o fim, que eu poderia evoluir com o tempo. Então, fazer esse curso me ajudou muito, tanto profissionalmente quanto como pessoa”, afirma.
Para o professor Cláudio Azevedo, acompanhe a evolução dos alunos ao longo do curso por motivo de orgulho e satisfação.
“O sentimento é de dever cumprido, mas, além disso, é a felicidade de saber que eles vão usar esse conhecimento para melhorar de vida. Essa é a formação mais importante”, conta.
Texto: Gabrielle Oliveira/Dicom
A Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi palco de uma homenagem especial à servidora Ieda Frota Gomes, que recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, por propositura do vereador Professor Samuel (PSD).
Com uma trajetória construída no serviço público desde 1985, Ieda é reconhecida pela dedicação, responsabilidade e pelo cuidado com que sempre desempenhou suas funções. Nos bastidores da vida pública, ela ajudou a organizar momentos importantes da história institucional de Manaus, especialmente em solenidades, homenagens e eventos oficiais.
Ao longo dos anos, sua atuação marcou colegas, vereadores e servidores pela discrição, competência e compromisso com cada detalhe. Mais do que os cargos ocupados, a homenagem destacou a presença de uma servidora que contribuiu de forma silenciosa, mas essencial, para o bom funcionamento das instituições municipais.
“Estamos reconhecendo a trajetória de uma servidora que dedicou grande parte da sua vida ao fortalecimento das instituições públicas e ao serviço prestado com excelência ao povo de Manaus”, destacou o vereador Professor Samuel.
A entrega da honraria simboliza o reconhecimento da Casa Legislativa a uma profissional que fez do serviço público uma missão, deixando sua marca pela seriedade, humildade e dedicação ao município de Manaus.
Texto: Paula Christina (assessoria de imprensa do parlamentar)
Skip to content