CMM recebe representantes do Sincosam e articula avanço de incentivo a servidores da Saúde

Em reunião com vereadores, sindicato cobra celeridade no envio de projeto sobre o IFA; matéria ainda tramita nas secretarias municipais

Sindicato cobra celeridade no envio de projeto sobre o IFA. - Foto: Divulgação/Assessoria

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu, nesta segunda-feira (16 de março), representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Manaus (Sincosam), que se reuniram com os vereadores Eduardo Alfaia (Avante), Sérgio Baré (PRD) e Marcelo Serafim (PSB) para solicitar o envio da mensagem oficial que trata do Incentivo Financeiro Adicional (IFA).

A pauta é um compromisso assumido pela gestão do prefeito David Almeida (Avante) junto à categoria. Líder do prefeito na Casa, Eduardo Alfaia afirmou que o projeto está em fase final de tramitação técnica nas secretarias da Casa Civil, Finanças (Semef) e Saúde (Semsa). Segundo o parlamentar, a orientação do Executivo é dar celeridade ao processo para que a matéria seja votada no plenário com urgência.

“Estamos correndo para que, o quanto antes, essa matéria chegue à Câmara. Teremos o empenho necessário para aprová-la com a celeridade que a categoria e a cidade de Manaus exigem”, declarou Alfaia.

Articulação parlamentar

O encontro foi mediado pelos vereadores Marcelo Serafim e Sérgio Baré, que levaram a demanda do sindicato à liderança do prefeito. Para o presidente do Sincosam, Carlos Alexandre, a expectativa é que as tratativas, anunciadas pelo executivo no ano passado, sejam cumpridas em breve.

“O IFA é o reconhecimento de quem está na ponta, dentro das casas dos manauaras, garantindo a saúde preventiva. Nossa função aqui é encurtar o caminho entre a categoria e o Executivo para que o direito seja devidamente garantido”, pontuou o vereador Sérgio Baré.

De acordo com o vereador Marcelo Serafim, a articulação política já vem sendo intensificada junto aos demais parlamentares e ao Executivo para garantir a rápida tramitação da proposta assim que ela chegar à Casa.

“Já vinhamos discutindo isso há um tempo, hoje já fizemos todas as ligações possíveis e chegando a matéria, ela será aprovada em tempo recorde na Câmara, para que o prefeito possa sancionar a Lei”, afirmou Marcelo Serafim.

O IFA é um recurso federal repassado aos municípios para o fortalecimento das políticas de vigilância em saúde, e sua regulamentação municipal é o que permite o repasse direto aos trabalhadores da área.

Texto: Carol Veras (assessoria de imprensa do parlamentar)

Skip to content