Início / Notícias / Diego Afonso aborda sobre o aquecimento econômico e a importância do ‘revogaço’ da CMM em reunião do FOPAZFM

O presidente da Frente Parlamentar de Recuperação Econômica aos Impactos Causados pela Covid-19 (Frenpre), vereador Diego Afonso (União), participou da primeira reunião de 2022 do Fórum Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), abordando sobre a importância da revitalização do Centro de Manaus para a retomada da economia, além dos debates que servirão como base para o ‘revogaço’ a ser realizado pela Casa. A reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (22/2), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Diego Afonso falou sobre a importância da realização da reunião do FOPAZFM pela primeira vez na Casa Legislativa. “A Câmara é a caixa de ressonância da população, e aqui de fato, é o Fórum Permanente que discute todos os impactos econômicos que a Zona Franca de Manaus vem sofrendo. Está presente hoje, diversas Entidades e representantes, onde vamos debater soluções e isso, vai embasar os trabalhos da Frenpre, o relatório, as proposituras que poderão facilitar o setor da indústria que é o maior ciclo econômico”, ressaltou.

A Prefeitura de Manaus vai promover a revitalização do Centro através das secretarias com a ocupação de prédios antigos, dos bombeiros, INSS, base, correios, receita federal, entre outros. “Esse projeto para o Centro da nossa cidade, irá gerar movimentação do comércio e com isso, auxilia na diminuição da criminalidade, além de proporcionar novas opções para melhorar o turismo econômico”, explicou Afonso.

Na reunião que foi realizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), vários temas foram debatidos, como a regularização fundiária, área de expansão do Distrito Industrial (AEDI), recuperação das vicinais, asfaltamento das vias da área de expansão do AEDI, questões da aplicabilidade do ITR x IPTU, adesão de Manaus ao programa Garantia-Safra, revitalização do Centro, criação e implantação da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, implementação de sistemas de inspeção e fiscalização sanitária para agricultura familiar, entre outros.

Segundo Afonso, os debates expostos são importantes para basear os trabalhos da Frenpre em relação ao ‘revogaço’ que será realizada pela Casa Legislativa com a participação de todos os gabinetes. “Além da participação da Frenpre em apontar e prestar contas com a sociedade, também escutaremos as discussões para analisarmos se podemos incluir no grande revogação de Leis que ocorrerá no parlamento”, explicou.

Estiveram presentes os representantes vereadores membros da Frenpre; das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Amazonas (Fecomércio-AM); das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); do Comércio, da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea); dos Trabalhadores da Indústria (FTI); dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri-AM); e dos Trabalhadores do Comércio (Fetracom-AM).
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador