Início / Notícias / Jacqueline faz homenagem para professores na Câmara Municipal de Manaus

Jacqueline faz homenagem para professores na Câmara Municipal de Manaus

Mais de 100 professores foram homenageados durante a reunião solene da CMM

Nesta quinta-feira (19/10) a Câmara Municipal de Manaus, realizou uma sessão solene, de autoria da vereadora Professora Jacqueline (UB), em alusão ao Dia do Professor.

Na solenidade estiveram presentes os vereadores Professor Samuel (PL), Marcel Alexandre (Avante) e Raiff Matos (DC) que também homenagearam os professores e a presença das titulares da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dulce Almeida, da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Arlete Mendonça e a pró-reitora de planejamento e desenvolvimento da Ufam, Maria da Glória.

Durante a solenidade, mais de 90 professores foram homenageados pela vereadora, com a entrega de diplomas de honra ao mérito. Os professores desempenham um papel crucial na formação de indivíduos e na construção de uma sociedade mais educada e consciente. Eles são responsáveis por transmitir conhecimentos, valores e habilidades que moldam o futuro das gerações. Além disso, os professores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento social e emocional dos alunos, proporcionando apoio e orientação.

“Ser professor é uma tarefa desafiadora. Profissionais da educação frequentemente enfrentam desafios, falta de recursos e, em alguns casos, a falta de reconhecimento merecido, mas isso a gente já vem mudando e temos o nosso maior mérito, que é ser professor. Eu respeito e me orgulho dos professores, eles que são inovadores, são inventores e estão a cada dia por dentro das novidades”, destaca a parlamentar.

O Dia do Professor é mais do que uma data no calendário, é uma homenagem merecida a todos aqueles que escolheram a nobre profissão de educador. Celebrar esse dia é reconhecer o papel vital que os professores desempenham na formação de mentes jovens e na construção de um mundo melhor.

A História do Dia do Professor – O Dia do Professor tem raízes históricas que remontam ao século XIX. Em 1827, o imperador Dom Pedro I instituiu um decreto que criou as primeiras escolas elementares no Brasil, marcando o início da profissionalização do magistério no país.

No entanto, o reconhecimento da data como Dia do Professor foi oficializado em 15 de outubro de 1963, quando o Decreto Federal nº 52.682 foi assinado. Essa data foi escolhida para coincidir com a fundação da Associação Brasileira de Educação (ABE), uma organização que desempenhou um papel significativo no avanço da educação no Brasil.

Texto: Saulo Viégas – Assessoria de comunicação da vereadora
Foto: Mauro Pereira / DICOM