Início / Notícias / Lissandro Breval chama atenção para o crescente número de suicídios em Manaus

Lissandro Breval chama atenção para o crescente número de suicídios em Manaus

Durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus desta quarta-feira (16/11), o vereador Lissandro Breval (Avante), alertou sobre o crescente número de suicídios que vem ocorrendo nos últimos anos na cidade.

Para o parlamentar é de extrema importância reforçar a atenção ao aumento de suicídios. Em 2020, Manaus registrou 119 mortes por suicídio, com um aumento de 13,33% em relação ao ano de 2019, onde foram registrados 105 mortes. Já no ano de 2021, entre os meses de janeiro a abril, foram registrados na capital 46 casos. Ao todo, entre os anos de 2019 a 2021 foram registrados na capital 270 suicídios, já o interior apresenta 79 mortes, totalizando 349 casos no estado do Amazonas nos últimos três anos, um aumento muito significativo para o nosso estado.

Geralmente as causas geradas pelo suicídio são problemas sociais, econômicos, psicológicos, pobreza, desemprego, desesperança, falta de coesão social, fracasso escolar e sobretudo a saúde mental como depressão e ansiedade.

“Precisamos fazer uma força tarefa para conscientizar nossos jovens e as pessoas de atos suicidas na cidade de Manaus. É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda”, afirmou o vereador.

“É grande o número de jovens com depressão, precisamos fazer um trabalho nas escolas e nas estruturas da prefeitura para que essas pessoas possam ter um atendimento otimizado, dando apoio a essa população que tanto precisa”, finalizou.

Texto: Edilene Lima – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: John Saraiva – Assessoria de Comunicação do vereador