Início / Notícias / PL de Marcio Tavares que estabelece reutilização de lixo orgânico na alimentação animal avança na CMM

PL de Marcio Tavares que estabelece reutilização de lixo orgânico na alimentação animal avança na CMM

Sobras orgânicas são todos os materiais decorrentes do preparo e da manipulação de alimentos

Entrou em discussão e votação, na sessão ordinária, desta quarta-feira (10/5), o parecer favorável da 14ª Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (COMMARESV) à Emenda 001 ao Projeto de Lei n. 037/2022, de autoria do vereador Marcio Tavares (Republicanos), que dispõe sobre a redução de lixo orgânico de origem urbana, no município de Manaus, por meio da reutilização dos resíduos na alimentação animal.

De acordo com a proposta, a utilização dos resíduos sólidos orgânicos na alimentação animal utilizará toda e qualquer tecnologia aplicada à reciclagem de sobras orgânicas além do tratamento necessário para que o torne sanitariamente seguro, além de incentivar práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente; viabilizando a reutilização dos resíduos sólidos orgânicos para a alimentação saudável de animais em criatórios, sem utilização de conservantes e outros itens industrializados.

Sobras orgânicas são todos os materiais decorrentes do preparo e da manipulação de alimentos, bem como sobras de qualquer tipo de alimento cozido ou não, além de outros resíduos orgânicos.

Segundo a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), quase 30 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo anualmente em nosso país. O Brasil é considerado um dos dez que mais desperdiçam comida em todo o mundo, com cerca de 30% da produção praticamente jogados fora na fase pós-colheita. Equacionar esse desperdício, portanto, trará efeitos positivos para toda a cadeia produtiva em decorrência da maior eficiência.

“Devemos preservar os nossos recursos e o nosso meio ambiente, para nutrir o mundo e deixar às gerações futuras um planeta e sociedades mais fortes, mais sólidas, menos individualistas e, portanto, mais solidárias”, concluiu o vereador Marcio Tavares.

O PL foi encaminhado às devidas comissões técnicas antes da aprovação final.

Texto: Rick Olliver – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Valter Leandro

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Share on telegram