O Projeto de Lei do vereador Roberto Sabino (Republicanos), que visa reconhecer a saudação “A Paz do Senhor Jesus” como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Manaus, foi deliberado nesta quarta-feira (22 de outubro), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A propositura baseia-se no último Censo Demográfico do IBGE, que apontou que cerca de 55,7% da população manauara se identifica como evangélica, evidenciando um grande número social em relação ao público de cristãos protestantes. Tal número corrobora com as projeções do Datafolha/ Portal Tela 2025, que indicam que até 2026, os evangélicos poderão representar aproximadamente 36% da população nacional.
Dentre as práticas culturais mais expressivas e usadas por este grupo destaca-se a saudação “A Paz do Senhor Jesus”, amplamente usado como cumprimento fraternal entre os fiéis.
“Falar ‘A paz do Senhor’ não é apenas uma expressão religiosa, mas um importante elemento de identidade cultural e social, que promove valores de fraternidade, respeito e solidariedade. É uma manifestação característica de um grupo que compõe parte expressiva da população manauara que ao proferir esta frase só deseja a paz e o bem estar ao outro”, afirmou Roberto Sabino.
O vereador ainda reforçou sobre a importância de legitimar o PL para que se preserve o que ele considera uma “tradição social e saudável entre aqueles que à usam em seu dia a dia”.
“Acredito que reconhecer oficialmente esta saudação como Patrimônio Cultural Imaterial de Manaus é uma medida justa, que visa preservar e valorizar uma tradição profundamente enraizada na história e no cotidiano de milhares cidadãos manauaras, que todos os dias desejam paz e harmonia uns aos outros”, destacou.
Matéria: Maryna Ambrósio (assessoria de imprensa do parlamentar)
Acessibilidade