O vereador Rodrigo Guedes denunciou, nesta terça-feira (06/01), o descaso da Prefeitura de Manaus com a reconstrução da passarela da Avenida Torquato Tapajós, em frente ao Conjunto Santos Dumont.
A estrutura, que caiu após a colisão de uma carreta, completou, nesta terça-feira, exatamente um ano e seis meses de abandono total, sem que as obras tenham sequer sido iniciadas pelo Executivo Municipal.
Durante fiscalização no local, onde promoveu mais uma manifestação, Guedes relembrou que, após uma manifestação realizada pelo seu mandato, em junho de 2025, quando o incidente completou um ano, o prefeito David Almeida prometeu publicamente a reconstrução da travessia. No entanto, seis meses após a nova promessa, o cenário encontrado pelo vereador foi apenas de tapumes e mato alto, evidenciando a paralisia da gestão municipal.
A falta da passarela tem causado insegurança para pedestres e retenções no fluxo de veículos em uma das principais artérias viárias da capital. Com o fim das férias escolares e o retorno das aulas nos próximos 20 dias, a preocupação é que o caos no trânsito se intensifique na região.
O vereador já acionou o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por duas vezes e também o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. O órgão chegou a estabelecer prazos para que a Prefeitura de Manaus apresentasse soluções e o cronograma da obra, mas todas as determinações foram ignoradas até o momento.
“É uma vergonha absoluta. Uma gestão que já teve R$ 40 bilhões em orçamento e contraiu R$ 5 bilhões em empréstimos não consegue reconstruir uma única passarela em 18 meses? Se não resolvem um problema básico de infraestrutura como este, vão resolver o quê? O prefeito David Almeida ignora o MP e ignora a população, enquanto faz promessas vazias. O povo do Santos Dumont e todos que usam a Torquato merecem respeito”, declarou Rodrigo Guedes.
Além da denúncia pública, o parlamentar reiterou que continuará cobrando a execução imediata do serviço, por meio de novos requerimentos e pressão junto aos órgãos de controle, visando garantir a segurança de quem precisa atravessar a via e a fluidez do trânsito em Manaus.
Texto: Assessoria de imprensa do parlamentar
Acessibilidade