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Em quatro edições, Câmara Cidadã fez mais de 38,5 mil atendimentos gratuitos Manaus
Após a realização da 4ª edição da Câmara Cidadã, no Sambódromo de Manaus, o projeto já ultrapassa a marca de 38,5 mil atendimentos gratuitos para a população. O projeto idealizado pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), tem como principal objetivo aproximar o parlamento municipal da população. Na última edição, realizada nos dias 11 e 12 de abril, foram disponibilizados mais de 170 serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, assistência social e jurídica, embelezamento, empreendedorismo, encaminhamentos ao mercado de trabalho, entre outros; ofertados por mais de 50 parceiros, entre órgãos públicos e iniciativa privada. Foram mais de 11,5 mil atendimentos em dois dias de ação. O número é um recorde entre todas as edições do projeto, que agora já realizou 38.502 atendimentos, somadas as três edições anteriores, realizadas nas zonas leste, sul e norte, em 2023. "Esse é um projeto importantíssimo e os números mostram que, cada vez mais, a população pode contar com a Câmara Municipal de Manaus. Esse é o papel da Câmara Cidadã, proporcionar cidadania e levar mais dignidade à população da nossa cidade", afirmou Caio André. Além dos mais de 11,5 mil atendimentos da 4ª edição, foram registrados 8,3 mil atendimentos na primeira edição, no estádio Carlos Zamith, na zona leste; mais 9,2 mil atendimentos na segunda Câmara Cidadã, realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, zona sul; e outros 9,5 mil atendimentos no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte da capital. Tribuna Popular - Momento marcante a cada edição do projeto, a Tribuna Popular é uma oportunidade de os parlamentares ouvirem as demandas e necessidades da população, e dar encaminhamentos para a resolução dos problemas. Nesta 4ª edição, a tribuna estava prevista para sexta-feira (12/04), mas precisou ser reagendada para a próxima terça-feira (16/04), no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus, no bairro Santo Antônio, zona oeste, por conta da forte chuva que atingiu Manaus no início desta manhã. Durante a Tribuna Popular serão ouvidas as reivindicações de moradores da zona centro-oeste, de bairros como Da Paz, Dom Pedro e Alvorada. Como nas outras edições, diversas demandas que foram apresentadas por líderes comunitários e moradores, tiveram efeito dentro do parlamento municipal, resultando em indicações à Prefeitura de Manaus e ao Governo do Estado. Parceiros – Órgãos do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, empresas, associações, universidades, concessionárias e institutos ofertaram mais de 170 serviços nesta edição da Câmara Cidadã. Entre as novidades, a união de esforços com a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Receita Federal e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
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13.04.24 13:06h
Mesmo com forte chuva, 4ª edição da Câmara Cidadã bate recorde de atendimentos
A 4ª edição da Câmara Cidadã, projeto da Câmara Municipal de Manaus (CMM), idealizado pelo presidente da Casa, vereador Caio André (União Brasil), realizou, no segundo dia de ação, 6.152 mil atendimentos. Durante os dias 11 e 12 de abril, 9 mil pessoas passaram pela ação. No total, 11.502 mil atendimentos foram realizados no Centro de Convenções de Manaus, Sambódromo, zona centro-oeste da capital. O número é um recorde entre todas as edições do projeto. Com os números desta 4ª edição, a Câmara Cidadã já realizou 38.502 atendimentos, somadas as três edições anteriores, realizadas nas zonas leste, sul e norte, em 2023. Foram 8,3 mil atendimentos na primeira edição, no estádio Carlos Zamith, na zona leste; 9,2 mil atendimentos na segunda Câmara Cidadã, realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, zona sul; e outros 9,5 mil atendimentos no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte da capital. Foram mais de 170 serviços ofertados à população nesta 4ª edição A quarta edição também bateu recordes de serviços e parceiros. Foram disponibilizados mais de 170 serviços gratuitos à população, nas áreas de cidadania, saúde, assistência social e jurídica, embelezamento, empreendedorismo, encaminhamentos ao mercado de trabalho, entre outros; ofertados por mais de 50 parceiros, entre órgãos públicos e iniciativa privada. Um dos mais de 6 mil atendimentos realizados nesta sexta-feira garantiu uma entrevista de emprego à Andréa Monteiro, que agora tem a possibilidade de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Eu moro no Centro de Manaus e vim à procura de uma oportunidade. No Sine Amazonas, eu consegui uma entrevista para a data do dia 16, na arquidiocese de Manaus. Eu soube da Câmara Cidadã através do site da Câmara Municipal de Manaus. Por isso digo que quem não participou que participe das próximas edições, porque realmente vale muito a pena”, destacou Andréa Monteiro. O presidente da CMM, vereador Caio André (União Brasil) participou do encerramento da 4ª edição da Câmara Cidadã e parabenizou os servidores que se dedicaram à ação, destacando os benefícios que fizeram parte desta edição e convidou toda a população de Manaus para acompanhar as ações da Câmara Municipal de Manaus. Presidente da CMM, vereador Caio André acompanhou a ação nos dois dias de evento. A Tribuna Popular que estava prevista para esta sexta-feira foi reagendada para a próxima terça-feira (16/04), no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus, no bairro Santo Antônio, zona oeste, por conta da forte chuva que atingiu Manaus no início desta manhã. Durante a Tribuna Popular serão ouvidas e encaminhadas as demandas da população da zona centro-oeste, que mora em bairros como Da Paz, Dom Pedro e Alvorada. Serviços desta edição – O projeto teve, pela primeira vez, a parceria entre a Câmara Municipal de Manaus e Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Entre os serviços viabilizados estiveram atendimentos médicos com clínico geral; além de agendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os documentos necessários para o agendamento são número do RG, CPF, dados da residência e telefone para contato. Sustentabilidade: Nesta 4ª edição, resíduos puderam ser trocados por pix. Além destes, também estiveram entre os principais serviços cadastro no Sine Manaus, encaminhamento para oportunidades de emprego, emissão de Passa Fácil, emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), emissão da carteira intermunicipal – Passe Legal, serviços de habilitação e de veículos, e emissão de credencial de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência. Na área da saúde, também foram ofertados serviços como atendimento psicológico e fisioterapêutico, assistência social e clínica, atendimento fonoaudiológico infantil, aferição de pressão, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C, massagem relaxante, ventosaterapia, teste de glicemia, corte de cabelo, avaliação de bioimpedância, exame de vista, aulas de pilates e zumba. Também foram oferecidos atendimentos jurídicos, renegociação de débitos com concessionárias de água e luz, parcelamento de tributos municipais, entre outros serviços, todos gratuitos. Parceiros – Órgãos do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, empresas, associações, universidades, concessionárias e institutos ofertaram mais de 170 serviços nesta edição da Câmara Cidadã. Uma das novidades foi a junção de esforços com a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Receita Federal, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Fotos: Emerson França/Mauro Pereira – Dicom/CMM
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12.04.24 16:00h
Câmara Cidadã: Audiência Pública firma TAC para final do campeonato amazonense entre Amazonas e Manaus
Uma Audiência Pública proposta pela Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada no segundo dia da Câmara Cidadã, nesta sexta-feira (12/04), definiu medidas a serem adotadas pelos times Amazonas FC e Manaus FC para a final do campeonato amazonense no próximo domingo (14/04). Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre os times e as torcidas foi firmado para garantir a segurança do jogo de futebol. A sessão reuniu representantes dos dois times, a Federação Amazonense de Futebol (FAF), o Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas e líderes de torcidas. A reunião, presidida pelo vereador Mitoso (MDB), presidente da Comissão de Esportes da CMM, foi registrada em ata pela Diretoria Legislativa da Casa. Na audiência, medidas relacionadas à segurança como a entrada dos torcedores e o efetivo policial disponibilizado para o dia da partida foram alguns pontos tratados na reunião. Os participantes também debateram sobre o que pode ser feito para evitar tumultos entre torcedores nos jogos da competição. “Alinhamos várias situações para enveredar por um evento bonito e festivo. Nós saímos dali com o sentimento de dever cumprido, para mostrar até para o Brasil que nós somos amazonenses mas que sabemos também torcer, sabemos nos comportar nos estádios, porque basta de violência”, afirmou Mitoso. Audiência reuniu representantes de times, torcedores e autoridades. (Foto: Emerson França) Conforme prevê o termo, em caso de descumprimento do TAC, os times deverão identificar, em até 24 horas, os responsáveis pelo tumulto e informar as autoridades policiais, sob pena de jogar sem a presença da torcida por dois anos. Avanço – O presidente do Manaus FC, Bismarck Miranda, considerou a Audiência Pública um marco para o futebol amazonense. “O Manaus recebe com um grande prazer esse projeto. Eu creio que isso era algo que necessitava para o futebol, e espero que isso seja apenas o início de uma grande trajetória que o futebol amazonense está seguindo”, afirmou Bismarck. Para o fundador do Amazonas FC, Milton Pinto, o “Xuxa”, o termo é um compromisso entre as partes que resgata o esporte. “Esse termo foi ajustado para promover uma paz no futebol e que faça crescer o futebol amazonense. Manaus e Amazonas hoje são exemplos para o resto do Brasil, um futebol que estava há muito tempo apagado. Nós conseguimos resgatar, mas a gente tem que resgatar de forma correta e dar exemplo para o resto do Brasil”, enfatizou Xuxa.
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12.04.24 14:36h
Câmara Cidadã: concessionárias oferecem atendimentos e serviços gratuitos para a população
A 4ª edição da Câmara Cidadã oferta, entre os mais de 170 serviços gratuitos disponibilizados no Sambódromo de Manaus, atendimentos das concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus. A população pode aproveitar para renegociar débitos, emitir 2ª via de contas e transferir a titularidade das faturas, por exemplo. Além das concessionárias, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) também participa de mais esta edição do projeto, idealizado pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Caio André (União Brasil). A concessionária de energia oferta, também, cadastro na Tarifa Social, atualização cadastral, solicitação de ligação nova, religação, de vistoria, além de dicas de economia. “Mais uma vez a Amazonas Energia se faz presente nesse evento, que tem como objetivo atender a população. Nesses dois dias, atendemos mais de 50 pessoas que saíram daqui satisfeitas com o serviço. Esperamos que essa parceria continue”, afirmou o coordenador Júlio Silva. Águas de Manaus – A concessionária responsável pelo fornecimento de água na cidade, também está presente na ação promovida pela Câmara Municipal de Manaus. A empresa oferta serviços como cadastro na Tarifa Manauara e Tarifa 10, atualização cadastral, solicitação de ligação nova, religação, de vistoria, de instalação de hidrômetros, além de pagamento de faturas (cartão). "O nosso modelo de atendimento no mutirão da CMM é o mesmo que já adotamos em outras ações itinerantes realizadas ao longo do ano. Ações como essa são muito importantes para que possamos estar ainda mais próximos à população”, destacou o gerente comercial da concessionária, Jeferson Correia. Procon-AM – O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), esteve presente na 4ª edição da Câmara Cidadã, oferecendo atendimento serviços de orientação e esclarecimentos acerca das relações consumeristas, e abertura de processos, nos casos em que houver necessidade. “O Procon-AM integra essa grande ação, que é a Câmara Cidadã, trazendo os nossos serviços com atendimento de qualidade e possibilitando aos consumidores tirar dúvidas relacionadas às diversas situações de consumo”, declarou o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe. Câmara Cidadã – A 4ª edição da Câmara Cidadã realizou 5.350 atendimentos nesta quinta-feira (11/04), no primeiro dia de ação no Centro de Convenções de Manaus, Sambódromo, zona centro-oeste da capital. O número é mais um recorde desta edição, que conta com mais de 50 parceiros que ofertaram mais de 170 serviços gratuitos à população, nas áreas de cidadania, saúde, assistência social e jurídica, embelezamento, empreendedorismo, encaminhamentos ao mercado de trabalho, entre outros. Fotos: Mauro Pereira - Dicom/CMM 
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12.04.24 13:03h
Câmara Cidadã: segundo dia tem serviços gratuitos e Tribuna Popular no Sambódromo
O segundo dia da Câmara Cidadã já começou e segue até às 16h, no Sambódromo de Manaus, bairro Dom Pedro, zona oeste da cidade. Nesta 4ª edição, a ação conta com mais de 50 parceiros e a oferta de mais de 170 serviços gratuitos à população, que seguem sendo ofertados mesmo com a chuva que atinge a capital desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (12/04). No primeiro dia de atividades, o projeto da Câmara Municipal de Manaus (CMM), idealizado pelo presidente da Casa, vereador Caio André (União Brasil), realizou 5.350 atendimentos nas áreas de cidadania, saúde, assistência social e jurídica, embelezamento, empreendedorismo, encaminhamentos ao mercado de trabalho, entre outros. Com os atendimentos deste primeiro dia, a Câmara Cidadã supera a marca de 32 mil pessoas atendidas, somadas as três edições anteriores, realizadas nas zonas leste, sul e norte, em 2023. Programação do segundo dia vai até às 16h. (Foto: Mauro Pereira) Na Tribuna Popular desta sexta-feira, estão previstas as participações de lideranças comunitárias dos bairros Da Paz, Alvorada e Dom Pedro. O objetivo é dar voz aos comunitários da zona centro-oeste, e possibilitar os encaminhamentos das demandas dos cidadãos, a exemplo das outras edições, quando solicitações de moradores das zonas leste, sul e norte foram atendidas, após as tribunas populares serem realizadas nestas localidades. Serviços desta edição – O projeto tem, pela primeira vez, a parceria entre a Câmara Municipal de Manaus e Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Entre os serviços viabilizados estão atendimentos médicos com clínico geral; além de agendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os documentos necessários para o agendamento são número do RG, CPF, dados da residência e telefone para contato. Além destes, também estão entre os principais serviços cadastro no Sine Manaus, encaminhamento para oportunidades de emprego, emissão de Passa Fácil, emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), emissão da carteira intermunicipal – Passe Legal, serviços de habilitação e de veículos, e emissão de credencial de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência. Ainda na área da saúde, são ofertados serviços como atendimento psicológico e fisioterapêutico, assistência social e clínica, atendimento fonoaudiológico infantil, aferição de pressão, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C, massagem relaxante, ventosaterapia, teste de glicemia, corte de cabelo, avaliação de bioimpedância, exame de vista, aulas de pilates e zumba. Também são oferecidos atendimentos jurídicos, renegociação de débitos com concessionárias de água e luz, parcelamento de tributos municipais, entre outros serviços, todos gratuitos. Parceiros – Órgãos do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, empresas, associações, universidades, concessionárias e institutos ofertaram mais de 170 serviços nesta edição da Câmara Cidadã. Uma das novidades deste ano é a junção de esforços com a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Receita Federal, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
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12.04.24 9:01h
NOTA OFICIAL
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) considera as declarações do chefe do Executivo Municipal, feitas durante um evento no bairro São Jorge, zona oeste, nesta quinta-feira (11/04), lamentáveis e desrespeitosas. O Legislativo da capital amazonense sempre esteve comprometido em auxiliar a cidade quando acionado, inclusive autorizando empréstimos que totalizam quase R$ 2 bilhões durante esta legislatura. Esses recursos representam cerca de 1/4 do orçamento aprovado pelo parlamento para o exercício de 2024. Sobre os R$ 580 milhões autorizados para busca junto ao Banco do Brasil, a CMM esclarece que falhas, únicas e exclusivas do Executivo, impediram a continuidade do processo após análise do Ministério da Fazenda. Isso obrigou a Prefeitura de Manaus a submeter um novo pedido ao parlamento. A CMM reafirma seu compromisso com suas funções legais e regimentais, além de preservar a harmonia entre os poderes. No entanto, não abrirá mão de suas prerrogativas e não aceitará qualquer tipo de interferência em suas atividades, que são exclusivas de seus membros. É importante esclarecer para a cidade de Manaus que o crédito imediato de valores de empréstimos após autorização para busca não é decisão exclusiva do Executivo, mas sim um processo que envolve análises realizadas por outros órgãos, dentro dos prazos estabelecidos pelos mesmos. Ou seja, o simples fato da aprovação para liberação da busca, não garante que os valores estarão no dia seguinte nas contas do município. Portanto, atribuir aos vereadores a falta de obras na cidade, a apenas oito meses para fim do atual mandato do Executivo Municipal, é no mínimo estranho, fantasioso e irreal. Manaus, 12 de abril de 2024 Caio André Pinheiro de Oliveira Vereador Presidente da Câmara Municipal de Manaus
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12.04.24 8:11h
Câmara Cidadã realiza 5,3 mil atendimentos no primeiro dia de ação no Sambódromo de Manaus
A 4ª edição da “Câmara Cidadã”, projeto da Câmara Municipal de Manaus (CMM), idealizado pelo presidente da Casa, vereador Caio André (União Brasil), realizou 5.350 atendimentos nesta quinta-feira (11/04), no primeiro dia de ação no Centro de Convenções de Manaus, Sambódromo, zona centro-oeste da capital. Projeto foi idealizado pelo presidente da CMM, vereador Caio André O número é mais um recorde desta edição, que conta com mais de 50 parceiros que ofereceram mais de 170 serviços gratuitos à população, nas áreas de cidadania, saúde, assistência social e jurídica, embelezamento, empreendedorismo, encaminhamentos ao mercado de trabalho, entre outros. Com os atendimentos deste primeiro dia, a Câmara Cidadã supera a marca de 32 mil pessoas atendidas, somadas as três edições anteriores, realizadas nas zonas leste, sul e norte, em 2023. Os atendimentos continuam nesta sexta-feira (12/04), quando também será realizada a Tribuna Popular, para dar voz aos comunitários da zona centro-oeste, e possibilitar os encaminhamentos das demandas dos cidadãos. “Nosso objetivo sempre foi esse, atender o maior número de pessoas possíveis nesses mais de 160 serviços que a gente está oferecendo. E a gente aguarda amanhã para bater esse novo recorde de atendimento em mais uma edição da Câmara Cidadania”, disse o diretor de Projetos Especiais da CMM, André Galvão. O comerciante Alcides Zique foi uma das pessoas atendidas no primeiro dia da Câmara Cidadã. “Eu vim aqui hoje na Águas de Manaus fazer a transferência de conta do meu irmão para o meu nome. E em relação ao serviço prestado para o cidadão, é bom demais, principalmente para quem tem dificuldade de se locomover para os pontos de atendimento dessas empresas”, observou o comerciante. “Eu acho muito proveitoso, acho que deveria ter mais e mais, não só nesse local como em vários outros locais adjacentes, que pudesse atender mais e mais a população”, acrescentou Alcides. Serviços desta edição – O projeto tem, pela primeira vez, a parceria entre a Câmara Municipal de Manaus e Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Entre os serviços viabilizados estão atendimentos médicos com clínico geral; além de agendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os documentos necessários para o agendamento são número do RG, CPF, dados da residência e telefone para contato. Além destes, também estão entre os principais serviços cadastro no Sine Manaus, encaminhamento para oportunidades de emprego, emissão de Passa Fácil, emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), emissão da carteira intermunicipal – Passe Legal, serviços de habilitação e de veículos, e emissão de credencial de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência. Ainda na área da saúde, são ofertados serviços como atendimento psicológico e fisioterapêutico, assistência social e clínica, atendimento fonoaudiológico infantil, aferição de pressão, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C, massagem relaxante, ventosaterapia, teste de glicemia, corte de cabelo, avaliação de bioimpedância, exame de vista, aulas de pilates e zumba. Também são oferecidos atendimentos jurídicos, renegociação de débitos com concessionárias de água e luz, parcelamento de tributos municipais, entre outros serviços, todos gratuitos. Parceiros – Órgãos do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, empresas, associações, universidades, concessionárias e institutos ofertaram mais de 170 serviços nesta edição da Câmara Cidadã. Uma das novidades deste ano é a junção de esforços com a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Receita Federal, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Fotos: Emerson França e Mauro Pereira – Dicom/CMM
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11.04.24 16:22h
Na Câmara Cidadã, vereadores de Manaus atendem demandas da população em gabinetes rotativos
Dois gabinetes rotativos foram montados nesta 4ª edição da Câmara Cidadã, que começou hoje e segue nesta sexta-feira (12/04), das 8h às 16h, no Sambódromo de Manaus. Cumprindo o objetivo proposto pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Caio André (União Brasil), de aproximar o parlamento municipal da população, os gabinetes rotativos foram preparados para que os cidadãos levem suas demandas e reivindicações aos parlamentares, que dão encaminhamento às solicitações. Um dos parlamentares que realizaram atendimentos, já neste primeiro dia de ação, foi o vereador João Carlos (Republicanos). “O que nós estamos fazendo aqui nada mais é do que ouvir a demanda do povo. Muitas vezes o cidadão não consegue ir até a CMM, e nesta bela ação nós estamos mais próximos e podendo ouvir as demandas. Acabei de atender uma família que sequer tinha sua documentação, é um problema simples de resolver, e que vamos resolver. Os vereadores estão aqui hoje e amanhã para ajudar a população manauara”, destacou João Carlos. O vereador Capitão Carpê (PL) ressaltou que a Câmara Cidadã é uma oportunidade de chegar mais perto dos comunitários. “Com a Câmara Cidadã, o parlamento está cada vez mais perto do povo, olhando nos olhos do cidadão e podendo fazer os atendimentos. Os gabinetes estão aqui disponíveis para todos os vereadores receberem a população e mostrar que estamos presente”, afirmou Carpê. A iniciativa dos gabinetes rotativos foi bem aceita pelos moradores da zona centro-oeste. Quem tinha dificuldade de chegar até a CMM, teve a oportunidade de ser atendido por um vereador na Câmara Cidadã. “Eu moro aqui perto, e a CMM para mim acaba sendo longe. Tem a questão do trabalho, dos filhos e aí eu sempre acabava deixando para depois. Hoje pude falar com um vereador e trazer a demanda que tenho para a melhoria da infraestrutura do meu bairro, tenho fé que agora vamos conseguir”, afirmou Pedro Oliveira, morador do bairro Alvorada. Câmara Cidadã – A 4ª edição acontece nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/04) no Sambódromo de Manaus, com mais de 170 serviços disponibilizados de forma gratuita para a população da capital. A ação envolve mais de 50 parceiros da iniciativa pública e privada, reunindo órgãos, associações, empresas e institutos apoiadores do projeto. Tribuna Popular – Dando voz aos cidadãos, uma Tribuna Popular também está confirmada em mais esta edição do projeto, nesta sexta-feira, 10h. É uma forma de a população expor demandas das comunidades a todos os parlamentares. As demandas são encaminhadas pela CMM aos órgãos competentes, para viabilizar a solução dos problemas apresentados pelos comunitários.
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11.04.24 14:34h
Vereador Marcio Tavares prestigia 4ª edição da ‘Câmara Cidadã’
Iniciou nesta quinta-feira (11/04) a 4ª edição da “Câmara Cidadã”, projeto da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que tem por objetivo levar serviços de cidadania à população da capital amazonense. Até sexta-feira (12/04), das 8h às 16h, o Sambódromo de Manaus, localizado na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, contará com mais de 170 serviços gratuitos para atender os visitantes. O vereador Marcio Tavares (Republicanos) esteve nesta manhã prestigiando o evento e convidou os moradores da região a participar e aproveitar. “Esta é mais uma edição da “Câmara Cidadã” que vem para beneficiar a população de Manaus. Se você é morador da zona centro-oeste, te convido a vir participar, hoje, quinta-feira ou amanhã, na sexta. Este é um direito seu, exerça-o”, destacou o vereador. Entre os principais serviços estão agendamento para Carteira de Identidade Nacional (CIN), cadastro no Sine Manaus, encaminhamento para oportunidades de emprego, emissão de Passa Fácil, emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), emissão da carteira intermunicipal – Passe Legal, serviços de habilitação e de veículos, e emissão de credencial de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência, entre outros. “Esse projeto aproxima a Casa Legislativa do cidadão. É uma oportunidade ímpar de aproveitar os serviços ofertados e de estar perto dos parlamentares, para expor problemas, cobrar soluções. Enfim, é a chance de conhecer a nossa Câmara e o nosso trabalho”, complementou Marcio Tavares. Texto: Rick Olliver - Assessoria de Comunicação Foto: Valter Leandro
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11.04.24 14:04h
Parceira da Câmara Cidadã, AMCash Bank oferece pagamento via PIX em troca de materiais recicláveis
Uma das novidades da quarta edição da Câmara Cidadã é a parceria da CMM com a AMCash Bank, plataforma de serviços sustentáveis, logística reversa e serviços financeiros. Durante os dois dias de evento, a empresa vai receber do público presente no Sambódromo de Manaus materiais recicláveis de papel, papelão, plástico e metal e pagar valores via PIX. O pagamento é calculado de acordo com o peso, com valores que variam entre R$ 0,10 e R$ 3 por quilo, dependendo do material. Os materiais válidos são papelão, pet, plástico, alumínio, ferro e polietileno de alta densidade (PEAD). Estrutura destina valores em pix por quilo de resíduo sólido doado. (Foto: Emerson França) Brenda Camurça, estagiária na Câmara Municipal de Manaus, foi uma das primeiras a contribuir com a ação. Ela entregou resíduos de papelão e garantiu um dinheiro a mais na conta. Mas para ela, muito mais importante que o pagamento, é o benefício ambiental promovido pela AMCash Bank. “Sempre tive essa consciência ambiental e estou aproveitando essa oportunidade para dar uma destinação ambientalmente correta para esses resíduos que estavam acumulados. É muito importante que toda a população de Manaus crie essa consciência de que todo lixo reciclável pode ter um tratamento e gerar emprego e renda a muitas famílias”, comentou. Feita a pesagem, o pessoal do banco pega os dados bancários do doador e faz o PIX. Após a coleta, todo o material reciclável vai para as cooperativas, onde é feita uma triagem e depois a reciclagem. Além do pagamento pelo material doado, o público da Câmara Cidadã tem a oportunidade de girar a roleta e aumentar os valores recebidos. A catadora Irineide Lima é membro da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas (AMAR), uma das cooperativas parceiras da AMCash Bank. Ela destaca a visibilidade que a Câmara Cidadã dá aos serviços ambientais prestados pelos catadores de Manaus. “Esse tipo de iniciativa que a Câmara Municipal de Manaus está promovendo é extremamente importante para dar visibilidade para a nossa profissão de catadores que, apesar de ser uma ocupação já reconhecida oficialmente, muitas vezes acaba sendo invisibilizada, tanto pela população quanto pelo poder público”, comenta a profissional. Além da compra dos resíduos sólidos, a equipe do AMCash Bank também realiza conscientização da população quanto ao descarte correto do resíduo e exposição de produtos reciclados ou de reuso durante os dois dias de Câmara Cidadã. Fotos: Emerson França - Dicom/CMM
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11.04.24 13:59h