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Ramal Água Branca I, na AM-010, é asfaltado após pedido da vereadora professora Jacqueline
Em uma celebração marcante no aniversário de Manaus, os moradores do Ramal Água Branca I, km 32 da AM-010, finalmente viram um longo desejo, que já durava 50 anos se concretizar: a pavimentação asfáltica de 10 quilômetros tornou-se realidade, proporcionando uma infraestrutura de alta qualidade para a comunidade. O pedido veio por meio do Requerimento nº 6117/2023, da vereadora professora Jacqueline (União Brasil). A ordem de serviço foi assinada em 17 de agosto, e as equipes trabalharam para concluir a obra que vai permitir o acesso dos moradores como da produção de hortifrutigranjeiro que abastecem as feiras de Manaus. “Essa é uma conquista histórica para os moradores desse ramal, são muitos anos andando na lama, caindo em buracos, atolando com as crianças sem poder ir para escola, pois os ônibus escolares não conseguiam passar, mas essa espera acabou e hoje é a realidade”, destacou a vereadora Jacqueline. Mais de mil moradores serão beneficiados com a obra feita, melhorando a qualidade de vida dele, feito destacado pela parlamentar. “O prefeito David Almeida (Avante) e o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, com seu compromisso com a comunidade, tornaram isso possível. Suas ações transformaram a vida da população da zona rural e trouxeram benefícios significativos para a área”, parabenizou. Texto: Saulo Viégas – Assessoria de Comunicação da vereadora  
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25.10.23 10:42h
Emenda de William Alemão possibilita participação de Manaus em maior feira de turismo do Brasil
O vereador William Alemão (Cidadania) participou neste último fim de semana da 12ª edição do Brazil Travel Market, uma das maiores feiras de turismo do Norte e Nordeste do Brasil. A participação de Manaus no evento, pelo segundo ano seguido, foi possível por meio de emenda parlamentar apresentada pelo vereador que assumiu na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com o turismo local. Desde o início de seu mandato, Alemão tem promovido Manaus por meio de emendas parlamentares, fiscalizando presencialmente as feiras acompanhando de perto o aumento do interesse em pacotes turísticos pra cidade. O vereador João Carlos (Republicanos) também tem apoiado a participação de Manaus em feiras turísticas por meio de emendas parlamentares, demonstrando o compromisso dos parlamentares com o desenvolvimento do setor de turismo. Por meio das emendas do vereador Alemão, Manaus não só participou como também foi uma das patrocinadoras da BTM. A cidade se destacou com um telão de LED na entrada da feira de 14 metros, recebeu menção honrosa em duas revistas importantes do setor turístico e esteve presente no cordão de todos os crachás dos funcionários que participaram da feira, enfatizando a relevância dessa participação para a cidade. Além disso, em 2022, Manaus também participou de feiras de turismo importantes, ABAV (Recife) e Festuris (Gramado). Em 2023, a cidade já participou de feiras como Pesca e Cia (São Paulo), WTM Latin America (São Paulo) e ABAV (Rio de Janeiro), todas com o suporte das emendas parlamentares. Texto e fotos: Assessoria do vereador William Alemão
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25.10.23 10:39h
Manaus 354 anos: história e curiosidades sobre a capital do Amazonas
Completam-se hoje, 24 de outubro, 354 anos de muitas histórias e memórias que a cidade de Manaus vem acumulando. Fundada em 1669, Manaus tornou-se símbolo do norte do Brasil e está no coração da Amazônia, com cerca de 3 milhões de habitantes. O nome da cidade tem origem indígena e significa Mãe dos Deuses. Manaus emergiu durante o Ciclo da Borracha, época em que ficou conhecida como a “Paris dos Trópicos”, graças ao luxo de sua arquitetura de inspiração europeia, atraindo investimentos estrangeiros e migrantes de todas as partes do mundo. É terra de quem nasceu aqui e de quem escolheu fazer nela a sua morada. “Eu sou apaixonado por essa cidade que nasci, Manaus é minha casa, é a cidade que pretendo passar o resto da minha vida. Aqui estão as pessoas que eu amo, o povo pelo qual eu trabalho todos os dias. Eu, em nome da Câmara Municipal de Manaus, e além disso, de coração eu falo, Parabéns minha querida Manaus pelos seus 354 anos. Seguimos lutando por essa cidade e por esse povo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos). Mercado Adolpho Lisboa encanta os olhos de quem passa pelo Centro de Manaus Ícone cultural e arquitetônico – O maior símbolo do período de glória do ciclo da borracha é, sem dúvidas, o Teatro Amazonas, que foi inaugurado em 1896. Construído em estilo renascentista, a edificação foi idealizada para que a capital amazonense tivesse uma casa de ópera à altura do poderio da elite da época. “A alta classe precisava de uma edificação que pudesse frequentar e que lembrasse o que se vivia na Europa. Mas por muitos, o teatro Amazonas foi criticado, falavam que toda essa estrutura era desnecessária, um exagero sem precisão, um “objeto obsoleto”, pontuou o historiador Otoni Mesquita. O teatro um dia criticado, hoje faz parte da história de Manaus e é considerado um dos mais importantes do país. O tempo mudou, e muito, a concepção dos manauaras. O rio, por exemplo, tão presente no nosso dia a dia, também já foi considerado sinônimo de pobreza, vamos explicar. Cidade Flutuante – O fim do monopólio da borracha, a crise econômica dos anos 20 do século passado, o crescimento demográfico em razão da corrente migratória de ribeirinhos e nordestinos para Manaus, bem como a escassez de recursos contribuíram para a crise de falta de moradia na cidade. Nesse cenário, conforme relatam pesquisadores amazonenses, em 1920 o paraibano João Aprígio, com mulher e filhos para sustentar, passava por enormes dificuldades. As casas flutuantes: subsistem até nos dias atuais O que ele ganhava mal dava para a alimentação da família. Sem casa própria, Aprígio juntou dois troncos de açacu de um igapó e os rebocou, na popa de sua canoa, até o Educandos, local que entendeu como o mais apropriado para construir sua casa. Por vinte dias e vinte noites ele trabalhou, até deixar pronta aquela que seria a primeira casa flutuante de Manaus, dando origem ao que seria batizado, futuramente, de “Cidade Flutuante”. A Cidade Flutuante nada mais era que um aglomerado de casas flutuantes construídas de maneira amontoada e sem nenhum saneamento básico, que tomou a paisagem da orla que ia do bairro Educandos ao Centro de Manaus, e que durou de 1920 a 1967, chegando a abrigar mais de 175 mil habitantes. O rio Negro começou a ser cada vez mais marginalizado por conta dessas edificações, tornando-se sinônimo de pobreza. Nos dias atuais, o cenário mudou, e as mais belas e caras residências de Manaus estão de frente para o rio. Calçadão do Largo – Voltando ao Centro da cidade, mais especificamente em frente ao Teatro Amazonas, existe um piso de pedras portuguesas com o famoso desenho formado por ondas pretas e brancas, no Largo São Sebastião. Foi construído na época áurea da borracha e finalizado em 1901 sendo, portanto, mais antigo que o famoso calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, inaugurado em 1906. “A verdade é que essas pedras portuguesas colocadas nesse formato de onda estão presentes em alguns espaços em Portugal. Elas representam o encontro dos rios com o mar. Aqui em Manaus se encaixou na perspectiva de que é o encontro das águas. E realmente, a calçada do Largo foi inaugurada anos antes do calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro”, enfatizou Otoni Mesquita. Apesar de colonizado pelos portugueses e com grande influência lusitana, Manaus e Inglaterra tem suas histórias interligadas pelo ciclo da borracha. Entre as heranças deixadas em Manaus pelos ingleses, as que mais se destacam são: o Mercado Municipal, o Prédio da Alfândega, o porto da cidade, também chamado de “Rodway”, o Bondinho, hoje desativado, e a implementação da luz elétrica. Oficialmente, Manaus foi a terceira cidade do Brasil a inaugurar serviços de bondes elétricos. Outra curiosidade é que o primeiro campeonato Amazonense de futebol foi realizado pelos ingleses em 1914. O time vencedor foi o Manaós Athletic Club formado apenas por ingleses. O primeiro jogo da seleção da Inglaterra em Manaus aconteceu exatamente 1 século depois da final deste campeonato. Fotos: Sidney Mendonça – CMM / Instituto Durango Duarte (imagem em preto e branco)
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24.10.23 13:45h
Crise ambiental, descaso com a BR-319: Lissandro Breval cobra ações efetivas para salvar região amazônica
Durante muitos anos assistimos passivamente o uso indevido e o descaso com recursos naturais no estado do Amazonas. Hoje vivemos no maior e mais rico bioma do mundo, mas sofremos uma impactante crise do ar em decorrência das queimadas e de uma estiagem e vazante severas. Sim, na Amazônia o ar virou tóxico, virou fumaça. Realidade que o restante do Brasil e o mundo insistem em não enxergar. O silêncio dos falsos ambientalistas e da mídia brasileira que desconhece a nossa realidade mostram apenas parte do problema. Estamos condenados ao isolamento e à miséria sob o pretexto da preservação ambiental. Precisamos sair do discurso. Os governos precisam estar alinhados com forte política pública de preservação e sustentabilidade para o Amazonas e para os amazônidas. Como manter a floresta preservada com grande parte de sua população em condições sociais precárias? Vivemos uma crise do ar nas cidades do Amazonas. Com queimadas e sem chuvas, o ar está carregado de fumaça, prejudicando a saúde da população. Os rios secaram e a temperatura da floresta e das águas subiram a níveis alarmantes. Peixes, botos, toda fauna está morrendo com impactos resultantes de tudo isso. Nosso caboclo, que antes usava os rios para sobreviver, hoje se vê isolado, passando fome. A Amazônia hoje é a triste constatação da miséria e sofrimento do nosso povo. Atualmente vivemos uma crise sanitária. O único aterro da cidade de Manaus está com os dias contados e assistimos a pressão da iniciativa privada em fazer um aterro a metros de um dos principais afluentes do rio que banha nossa cidade. Em pleno 2023, vivemos uma crise hídrica com a falta de políticas de saneamento básico. Manaus figura entre as 20 cidades do Brasil com pior serviço de tratamento de esgoto, refletindo na qualidade da água de nossos igarapés que cortam toda a cidade e transformando-os em verdadeiros esgotos a céu aberto. Estamos isolados pela irresponsabilidade, pela incompetência do Governo Federal. Mais de 1,5 bilhão foram gastos nos últimos anos na manutenção da BR-319, no entanto continuamos vendo a única opção de acesso terrestre do nosso estado do restante do Brasil intrafegável, sendo inclusive, a execução da rodovia já existente objeto de discussão como obstáculo para a preservação da Amazônia. A falta de ações efetivas nos coloca em números alarmantes jamais vistos. Precisamos de toda ajuda possível: governos Federal, Estadual e Municipal e de órgãos internacionais. Precisamos da ajuda de cada cidadão que traz no coração o orgulho de fazer parte do nosso Estado. Cabe a cada um de nós fazer da nossa casa um lugar melhor para nossas gerações. O Estado que é sinônimo de vida, hoje, diante de nossos olhos, pede socorro. O Amazonas pede socorro, Manaus pede socorro. Foto: Divulgação
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24.10.23 13:21h
Dr. Daniel acompanha Wilson Lima em inauguração do ‘Rapidão’ Rodoanel Metropolitano de Manaus
Na tarde desta segunda-feira (23/10), o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Podemos), acompanhou o governador do Amazonas, Wilson Lima, na inauguração do "Rapidão” Rodoanel Metropolitano de Manaus no primeiro trecho que integra a Avenida Torquato Tapajós à Avenida do Turismo. Com 8,7 quilômetros de extensão, a primeira parte do complexo viário inicia no Viaduto Lydia da Eira Corrêa e segue até o encontro das avenidas do Turismo e Santos Dumont. Vale ressaltar que o Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus, é a maior obra de mobilidade urbana integrada da história da capital amazonense e foi entregue na véspera do aniversário da cidade. De acordo com o Dr. Daniel, a entrega da obra mostra o trabalho e a sensibilidade que o governador Wilson Lima tem pelo povo de Manaus. "Manaus é uma das capitais que mais cresce no país, e essa obra que o governador Wilson Lima está entregando para a população, é sem dúvidas, um presente importante e necessário para nossa gente, tornando o trânsito mais rápido, organizado e seguro, e isso é bom para todos nós. Parabéns governador e toda sua equipe de trabalho", pontuou o parlamentar. Divido em três etapas, o projeto viário soma 37,8 quilômetros de vias rápidas e modernas ligando as zonas leste, norte e oeste da capital. Em outras duas fases, a obra parte da avenida dos Oitis, Distrito Industrial II, passando pelos ramais do Brasileirinho e Chico Mendes, zona leste, e pelas avenidas Margarita e José Henriques, na zona norte de Manaus. Texto: Leonardo Dias - Assessoria de Comunicação do vereador Foto: Assessoria de Comunicação do vereador
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24.10.23 11:47h
Glória Carratte parabeniza entrega do primeiro trecho do Rodoanel Metropolitano de Manaus
“Sem dúvidas essa é uma obra que traz grandes benefícios para a população da nossa cidade, que agora pode trafegar com segurança em uma via que foi pensada para dar mais fluidez no trânsito”, destacou a vereadora Glória Carratte (PL) durante a entrega do primeiro trecho do “Rapidão”, Rodoanel Metropolitano de Manaus, que aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (23/10), no bairro Tarumã, zona oeste. A parlamentar parabenizou o governador Wilson Lima pela obra que é considerada a maior obra de mobilidade urbana integrada da cidade. De acordo com o cronograma do Governo do Estado, o primeiro trecho da obra do Rapidão Rodoanel inicia no viaduto Lydia da Eira Corrêa, na zona norte, e segue até o encontro das avenidas do Turismo e Santos Dumont, na zona oeste de Manaus. Em outras duas fases, o projeto parte da avenida dos Oitis, Distrito Industrial II, zona sul, passando pelos ramais do Brasileirinho e Chico Mendes, zona leste, e pelas avenidas Margarita e José Henriques, zona norte. “Parabéns, governador Wilson Lima pelo projeto inovador e por modernizar nossas vias, trazendo melhores condições de ir e vir para a população”, disse Glória Carratte. Entre os benefícios do Rapidão Rodoanel estão maior fluidez no tráfego; encurtamento de distâncias entre as zonas da cidade; desvio da circulação de veículos pesados, saindo do Polo Industrial de Manaus para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes; redução no consumo de combustível e do tempo de transporte, entre outros. Texto e foto: Assessoria de Comunicação da vereadora
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24.10.23 11:18h
Everton Assis prestigia inauguração do Rodoanel Metropolitano de Manaus
O vereador Everton Assis (União Brasil), 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (23/10) prestigiou a inauguração do primeiro trecho do Rodoanel Metropolitano de Manaus no bairro do Tarumã, zona oeste da cidade. Dividido em três etapas, o projeto viário possui 37,8 km ligando as zonas sul, leste, norte e oeste da capital amazonense, interligando a área que abrange o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes ao Distrito Industrial. A ideia do Rodoanel é retirar o tráfego pesado de caminhões das ruas da área central da cidade. Para o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, a entrega da primeira etapa na véspera do aniversário de Manaus mostra seu compromisso com o crescimento da cidade. “Estamos às vésperas do aniversário de Manaus e o meu compromisso não poderia ser outro, estou aqui dedicado de corpo e alma para continuar trabalhando para transformar a vida de quem mora nessa cidade e transformar para melhor. Tenho uma missão, que é melhorar a vida de quem tanto precisa”, destacou o governador. Para o vereador Everton Assis o Rodoanel contribuirá para a fluidez do trânsito e melhora a qualidade de vida dos cidadãos manauaras. “Parabéns ao governador Wilson Lima pela execução desse grande projeto. O Rapidão ajudará na fluidez do trânsito de Manaus, trazendo uma melhor trafegabilidade ainda mais para o transporte de cargas pesadas que saem do aeroporto com destino ao Distrito Industrial. Além de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que moram aqui nessa área", destacou o vereador. A segunda etapa inicia na avenida Oitis, no Distrito Industrial II, e vai até à avenida Margarita, onde fica o Museu da Amazônia, Musa. A terceira etapa será a modernização das avenidas José Henriques e Margarita interligando as etapas um e dois. Texto e foto: Ricardo Duarte – Assessoria de Comunicação do vereador
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24.10.23 10:32h
Após solicitação de moradores, Peixoto vai ao Tarumã ouvir demandas da população
Nesta segunda-feira (23/10), os moradores da comunidade localizada na Marina do Davi, no bairro do Tarumã, zona oeste de Manaus, solicitaram a presença do vereador Peixoto (Agir) para pedirem o apoio na manutenção da área que vem sofrendo com o assoreamento e com a sedimentação do terreno. Nos últimos meses, a região foi atingida pela severa seca que atinge a capital.  Porém, com o desequilíbrio ambiental e o desgaste do solo, as poucas chuvas registradas no município fizeram com que o igarapé do Gigante, braço de rio que cerca a área, transbordasse com a criação de bancos de areia e gerando transtornos aos moradores. Após o pedido da liderança da comunidade, o parlamentar foi ao local e pôde conferir os estragos causados pela força da água que, por algumas horas ficou represada, danificando a passarela de madeira construída para o trânsito de pessoas e arrastando alguns dos flutuantes que ali se abrigam. “O que aconteceu aqui é algo comum em áreas sedimentadas. Ao longo dos anos, essa área que era o leito do igarapé sofreu com o assoreamento e isso fez o curso da água mudar. A largura do igarapé também foi alterada, ele estreitou e por isso aumentou a água represada nesta região, ocasionando os estragos registrados”, explicou Peixoto. Sara Guedes, presidente da Associação de Moradores da Comunidade da Marina do Davi, conta que o fenômeno não é novidade no local. Em períodos de chuva intensa, a força da água chega a empurrar os flutuantes para fora da Marina. “Essa areia que agora está aqui, não tinha antes. Mas a mudança do curso do igarapé foi trazendo essa areia para cá e soterrando tudo o que tem pela frente. Inclusive os nossos flutuantes.  Além de areia, também vem muito lixo e com a força da água vai passando por cima das boias dos flutuantes e vai enterrando tudo. O pedido é para que nenhuma família corra risco”, disse a liderança comunitária. Ao constatar os estragos, o vereador acionou imediatamente o seu gabinete para dar seguimento às solicitações junto ao Executivo Municipal.  O concerto da passarela de madeira e a dragagem da região são os pedidos. “Para ajudar essa comunidade, vou encaminhar para a Prefeitura de Manaus os pedidos de manutenção da área, junto a Seminf, para promover a dragagem desta área, visando futuras chuvas e inclusive, a subida do rio. Os bancos de areia que hoje avistamos aqui, não existiam. Isso é material sedimentado, é terra que vem se acumulando, ao longo do tempo”, esclareceu o parlamentar. “O meu papel agora é fazer com que essa área seja limpa, para que o igarapé do Gigante, que vem lá do Tarumã, possa correr até o Tarumã-Açu sem trazer nenhum transtorno para moradores, profissionais e usuários da Marina do Davi”, afirmou Peixoto. Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador
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24.10.23 9:20h
Aniversário de Manaus: CMM desenvolve ações dentro e fora do parlamento em benefício à população
A capital do Amazonas completa, nesta terça-feira (24/10), 354 anos e a Câmara Municipal de Manaus (CMM), acompanhando as transformações da sociedade manauara, se empenha na execução de ações que levem melhorias à população, sejam medidas tomadas no legislativo ou que aproximem o parlamento da comunidade. “A Câmara Municipal é uma caixa de ressonância da população. Isso é repetido por muitos vereadores da Casa e não é por acaso, porque a sociedade muda, as necessidades mudam, e o Poder Legislativo precisa estar atento aos clamores da população. Cada parlamentar eleito carrega essa responsabilidade e deve exercer o seu mandato pautado nessa premissa”, afirmou o presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos). Após constantes reclamações sobre o serviço de água e a cobrança de taxa de esgoto, a CMM exerceu o poder de apuração e fiscalização em 2023, abrindo uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a empresa Águas de Manaus. Parlamentares integrantes do grupo realizaram reuniões, diligências, visitas técnicas e oitivas com autoridades. O acordo firmado por meio de um TAG, trouxe mais benefício à população manauara  Ao final dos trabalhos e de forma inédita, a CPI alcançou uma redução de 25% na tarifa de esgoto. O acordo foi firmado em um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) entre a Câmara Municipal de Manaus, a empresa Águas de Manaus e a Prefeitura, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). Ações externas – Na atual gestão, a CMM vem firmando o compromisso de aproximar o parlamento municipal da população manauara, tanto por meio de discussões sobre o cotidiano da cidade quanto em ações pensadas para acontecer de forma externa, levando a Casa Legislativa para dentro das comunidades. A Câmara Cidadã foi reformulada na atual Legislatura Idealizada pelo presidente da Casa, vereador Caio André, a Câmara Cidadã é uma das ferramentas. O projeto leva dezenas de serviços básicos de cidadania, saúde e beleza para as zonas da capital reunindo parceiros da iniciativa pública e privada. Além disso, a Câmara Cidadã envolve a participação dos vereadores, tribunas populares e gabinetes rotativos para captação de demandas dos bairros de Manaus. Em três edições, o projeto passou pelas zonas leste, sul e norte e somou quase 27 mil atendimentos. Legislativo – Dentro do parlamento, os vereadores da CMM continuam a exercer a função de fiscalizadores das ações do Poder Executivo Municipal, e mais do que isso, na criação de proposituras que contribuam para as políticas públicas, atendendo setores macro da sociedade. É o caso do Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Jaildo Oliveira (PCdoB) que foi sancionado em setembro deste ano pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e passou a vigorar como lei na cidade. A lei proíbe a inspeção, vistoria ou suspensão do serviço de água e energia elétrica sem a notificação prévia de, no mínimo, 15 dias de antecedência. Caso as empresas não cumpram a determinação poderão ser penalizadas pelo órgão fiscalizador com multa de 25 Unidades Fiscais do Município (UFMs) em caso de inspeção ou vistoria, e em 30 UFMs em caso de suspensão sem a devida notificação. A multa poderá se estender em dobro por reincidência até a perda do alvará de funcionamento. Fotos: Diego Caja e Emerson França – Dicom   
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24.10.23 8:49h
Caio André destaca importância de novo anel viário para Manaus
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), afirmou que a entrega do Rodoanel Metropolitano “Rapidão”, que teve a primeira etapa inaugurada nesta segunda-feira (23/10), pelo governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil), traz muitos benefícios para o tráfego da capital, além ser um avanço para o escoamento de produção rural e de produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM). Junto a uma comitiva de vereadores da 18ª Legislatura, o presidente da Casa Legislativa participou da entrega da primeira parte do novo complexo viário, considerada a maior obra de mobilidade urbana integrada de Manaus. A entrega do rodoanel acontece às vésperas do aniversário de 354 anos da capital amazonense. “A Câmara Municipal de Manaus, através dos vereadores que estão aqui presentes, não poderia se furtar de estar aqui nesse dia emblemático, véspera do aniversário da cidade, onde Manaus recebe esse grande presente, esta grande obra que vai ajudar no escoamento da produção, no transporte da nossa cidade em relação aos veículos pesados", disse Caio André, durante discurso no evento. Durante discurso, Caio André ressaltou a importância do Rodoanel para os manauaras Durante a cerimônia, o governador Wilson Lima afirmou que o Rapidão vai beneficiar diretamente a mobilidade urbana de Manaus, isso porque o rodoanel funcionará como rota de desvio de veículos pesados, hoje circulando em grandes avenidas da capital. “Hoje nós estamos entregando a primeira parte, a primeira etapa do Rapidão. Isso vai ser importante para que as pessoas fiquem menos tempo no trânsito, vai aumentar a velocidade dos ônibus, porque nós vamos tirar de circulação, quando essa obra for concluída, aquelas carretas que passam pela General Rodrigo Otávio, pelo V8, que representam um risco muito grande", afirmou Wilson Lima. Rodoanel Rapidão - Com 8,7 quilômetros, o primeiro trecho da obra do Rapidão Rodoanel entregue à população inicia no viaduto Lydia da Eira Corrêa, na zona norte, e segue até o encontro das avenidas do Turismo e Santos Dumont, na zona oeste de Manaus. Antes chamado Anel Sul, o Rapidão conta com investimento de R$ 210 milhões e gerou 3 mil empregos diretos e indiretos. Do valor total deste primeiro trecho, R$ 144,8 milhões são recursos do Estado, empregados por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e R$ 65,1 milhões são recursos do Ministério das Cidades. Além da obra, R$ 19,4 milhões foram destinados para a desapropriação de 213 imóveis ao longo do trecho. Dividido em três etapas, o projeto totaliza 37,8 quilômetros de vias rápidas e modernas, que vão interligando as zonas sul, leste, norte e oeste da cidade. Em outras duas fases, o projeto parte da avenida dos Oitis, Distrito Industrial II (zona sul), passando pelos ramais do Brasileirinho e Chico Mendes (zona leste) e pelas avenidas Margarita e José Henriques (zona norte). Fotos: Tiago Corrêa/Sedurb              Emerson França/CMM
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23.10.23 21:44h